Offline

SOBRE O EVENTO

Início: 14/02/2019 00:00
Fim: 14/02/2019 23:59

Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, esta é uma data especial celebrada principalmente por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam

Dia de São Valentim nos Estados Unidos

Na Europa e Estados Unidos, o Dia de São Valentim é comemorado como se fosse o Dia dos Namorados, porém no Brasil esta data é celebrada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como "santo casamenteiro".

No entanto, nos lugares onde se comemora o Dia de São Valentim como sinônimo do Dia dos Namorados, é comum ver as lojas decoradas com temas românticos, os casais saem para jantar, trocam presentes, cartões e declaram seu amor um pelo outro.

História de São Valentim

A História conta que existem ao menos três mártires com o nome de Valentim. Um deles, nascido em 175, perto de Roma, onde foi consagrado bispo. Naquela época, Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.

Valentim continuou celebrando casamentos mesmo com as proibições.Mais tarde, foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Origem do Dia de São Valentim

A Igreja Católica decretou o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados ainda durante o século V, com o intuito de incentivar os casais que pretendiam seguir com o matrimônio como uma forma "legítima" de constituir uma família.

A intenção da Igreja era substituir o tradicional festival romano Lupercalia - que consistia na veneração da deusa da fertilidade e marcava o início da Primavera - pelo Dia de São Valentim, visto que o culto aos outros deuses foi proibido pela Igreja em meados do século V. Assim, aos poucos, os povos da Europa começaram a substituir a celebração profana pelo Dia dos Namorados.

No entanto, no final do século XVIII a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim do calendário religioso, visto que não existiam provas históricas concretas da existência de São Valentim. Mas, a data permaneceu como uma celebração popular.

Atualmente, os restos mortais de São Valentim repousam na igreja de Santo Antão, em Madrid.

Presentes para o Dia de São Valentim

Nesta data, o objetivo principal é estar perto da pessoa que mais gosta, demonstrando o carinho e o amor sentido pelo próximo.

Porém, também é normal a troca de bilhetes, cartões e demais mensagens, além da entrega de presentes. Flores, chocolates, joias, uma viagem romântica… São inúmeras as opções de presentes que podem ser oferecidos neste dia para a pessoa amada.

 

Fonte: Calendarr.com