Offline
Dia Mundial do Rádio
13/02/2019 08:39 em Notícias

Dia Mundial do Rádio 

 

         O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro.

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.  A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. 

       

         O rádio como meio de comunicação tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence.

Espera-se que a imparcialidade reine na grade de programação das emissoras de rádio. É de primordial importância que os radialistas não se envolvam nos acontecimentos que se descreve, o conceito de imparcialidade que se estende nos dias de hoje através do liberalismo, sinônimo de idéias e doutrinas que visam assegurar a liberdade individual no campo da política, da moral, da religião, etc..., dentro da sociedade.

       A ética deve fomentar os bons princípios, a interação com o público alvo, o respeito mútuo.

    

     *Que as sementes plantadas sejam regadas com dedicação, zelo, amor a profissão e em consequência natural a audiência e o carinho do público ouvinte.

 

       Os Rádios AM (Amplitude modulada) e FM (Frequência modulada), são os mais ouvidos, tem também OM (ondas moduladas) e desde 1962 existe a lei que dá direito à Rádio comunitária, mas à cerca de 30 anos foram liberadas as Rádios Comunitárias na Frequência Modulada de 87,9 MhZ, que fazem parte também deste Rol, as quais vem conquistando seu espaço desempenhando papel  importantíssimo para a Comunidade a que pertence.

 

        O Rádio On-line também tem contribuição valiosa para os amantes da internet.

 

      Com avanço tecnológico já está sendo implantado o Rádio Digital, com som mais nítido sem nenhuma interferência que possa maltratar os ouvidos dos ouvintes. Assim caminha a radiodifusão com suas novidades e tecnologias.

Com o passar dos anos o Rádio adquiriu um enorme poder de transformação, trazendo para os rádios-ouvintes uma programação diversificada com participações, promoções, premiações, na expectativa de prender a atenção do ouvinte. Mas que deve ter a preocupação de não cansar o rádio-ouvinte com falas desnecessárias e suspenses, pois Ele pode se cansar e sintonizar outra frequência.

     

     O Rádio de ontem foi completamente diferente dos de hoje. Era do tipo “show”, programas com auditório e eram apresentados  além de orquestras, equipe de cantores e cantoras, contavam ainda com as rádio novelas .

      Nos tempos de hoje, pelo crescimento populacional e pela evolução da tecnologia, outras emissoras foram surgindo, e os programas de rádios foram tomando novas formas de se apresentarem, com a liberação das Rádios FMs por todo o Mundo.

 

 

 

Escrito por

Elena Frasson da Silva

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!