Offline
NO DIA NACIONAL DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA, SAIBA COMO DOAR
Início 17/09/2022 às 00:01
Fim 17/09/2022 às 00:00

 


O Dia Nacional do Doador de Medula Óssea é comemorado nesta terça feira (06). A data tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação e busca incentivar todos a se tornarem um doador.
Apesar de o número de doadores registrados ter aumentado, as chances de encontrar uma medula saudável compatível é extremamente pequena, sendo de 1 para 4 entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe; 1 para 100.000 (cem mil) entre não aparentados e 1 para 1.000.000 (um milhão) entre brasileiros com maior índice de miscigenação.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para doenças que afetam as células do sangue, como os linfomas e as leucemias. É baseado na modificação de uma célula doente, ou com alguma deficiente, por uma célula normal da medula, com o objetivo da reconstrução de uma nova medula saudável. O transplante tem dois tipos principais: autogênico, que é quando a medula é do próprio paciente, ou alogênico, quando é de outra pessoa.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o terceiro maior do mundo e comanda o registro de doadores voluntários de medula óssea, com mais de quatro milhões de inscritos, sendo mais fácil encontrar um doador.

 

 


Como ser um doador?

 


- Ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
- Comparecer a um hemocentro de sua região e cadastrar-se no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea);
- Apresentar RG e CPF originais, e fornecer os dados de identificação e localização;
- Coletar uma simples amostra de sangue para a realização do exame de compatibilidade, conhecido como Tipagem HLA;
- Se houver algum paciente compatível, você será convocado para fazer novos exames.