Acredita-se que a festa surgiu a partir de uma comemoração realizada pelos povos celtas entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. A festa era conhecida como Hallow Evening e foi abreviada para Hallowe´en, chegando à forma atual Halloween.
As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos. O festival pagão original era chamado de Samhain, que significa "Fim do Verão".
Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal".
As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.
Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia de Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.
Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil, com direito a fantasias, doces e brincadeiras. Também as igrejas protestantes perseguiam quem comemorava este dia.