Hoje, 22 de dezembro, o estado rondoniense completa 42 anos de criação conforme a Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981. A criação foi conquistada graças aos esforços do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira de transformar o Território Federal de Rondônia em estado e o nome se deu em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável por tirar do isolamento a região Norte, interligando-o, através da linha telegráfica, ao restante do país.
O caminho que foi aberto pela linha telegráfica em direção ao até então Território Federal de Rondônia, conhecido como “Estrada do Rondon”, acabou por dar origem à BR que ligava o Amazonas ao Mato Grosso, e, posteriormente, Brasília ao Acre. Enfim, a estrada se transformou na BR-364, onde nasceram povoados que, com o tempo, se tornaram os municípios de Rondônia.
À época da transformação do Território Federal em estado, Rondônia já era composto pelos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Costa Marques. Hoje, Rondônia conta com 52 municípios e cerca de 1,8 milhão de habitantes, sendo um dos estados com a maior presença de cultura indígena ativa, com 54 etnias, e também com a presença de povos quilombolas, além de moradores vindos de todos os lugares do Brasil.
Atualmente, o estado de Rondônia possui a menor taxa de desocupação do país, com 2,3%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porcentagem se refere ao terceiro trimestre de 2023. O crescimento exponencial do estado e seu potencial econômico ocorreram graças aos ciclos de comércio gerados no local, como o da Borracha, Cassiterita, do Ouro e, agora, da Agricultura.
A Associação Rondoniense de Municípios vem por meio deste parabenizar o estado, seus 52 municípios e todos os destemidos pioneiros deste céu sempre azul.