Esta data é celebrada pela comunidade cristã, principalmente pela doutrina católica, homenageando as obras de um dos santos mais importantes do catolicismo: São Tomás de Aquino.
Conhecido por ser o padroeiro das escolas públicas, professores e estudantes, Tomás de Aquino foi um notável professor de teologia e filosófia, além de poeta.
Decretado “doutor da Igreja”, Tomás D’Aquino foi canonizado pelo papa João XXII, em 18 de julho de 1323.
Tomás de Aquino também é considerado um dos primeiros a representar a escolástica, além de ter sido fundador da “escola tomista”.
História de São Tomás de Aquino
Tomás de Aquino nasceu em 1225, na cidade de Roccasecca, na Itália, no seio de uma família nobre, os condes de Aquino. No entanto, Tomás sempre quis seguir o caminho da religiosidade, em oposição à vontade de sua família.
Tomás de Aquino foi orientado por um dos maiores nomes da filosófia aristotélica, Alberto Magno, na cidade alemã de Colônia.
Aquino chegou a ser professor nas mais importantes universidades da época, conselheiro do rei francês São Luiz, e dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X.
Tomás de Aquino morreu em 7 de março de 1274. Algumas doutrinas religiosas celebram o Dia de São Tomás de Aquino em 7 de março, em homenagem a data de sua morte.
Fonte: Calendarr.com