A data homenageia os profissionais de comunicação social que são responsáveis em pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e etc.
Os publicitários trabalham tendo como principal característica a criatividade, por causa disso são considerados profissionais "despojados", "jovens" e sem horários fixos. A construção de um bom ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento da inspiração necessário para o publicitário criar suas peças e projetos.
Homenagens ao Dia do Publicitário
“A publicidade é divertida, animada, desperta sentimentos. Faz você rir, chorar, duvidar, se emocionar. Mostra a todos que podem refletir. Ela é genial! Mas não seria nada, se não fosse quem a faz. Parabéns, Publicitário!”
“Todos os dias você escuta: ‘obrigado’, ‘valeu’, ‘quebra essa’, ‘tem que mudar tudo’, ‘é pra ontem’… Mas, hoje você pode escutar: PARABÉNS, PUBLICITÁRIO!”
Origem do Dia do Publicitário
O Dia do Publicitário no Brasil é comemorado no dia 01 de fevereiro em referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que regulamenta o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda no país.
Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
A principal função do CONAR é garantir a ausência de publicidades enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.
Fonte: Calendarr.com