Offline
Barco encontrado no Pará com corpos chega à terra firme para início da perícia
16/04/2024 08:41 em Notícias

O barco encontrado à deriva com corpos no litoral paraense neste fim de semana foi resgatado e rebocado até uma área de trapiche em terra firme no fim da noite deste domingo (14).

Polícia Federal, bombeiros, Marinha e outras autoridades concluíram o reboque da embarcação, do mar até um porto em Bragança, cidade do nordeste paraense distante cerca de 215 quilômetros da capital Belém.

Por volta da 1h desta segunda-feira (15) começou a tentativa de içar o barco com auxílio de uma máquina retroescavadeira, para retirá-lo da margem do rio e colocá-lo em um caminhão, responsável por levar a embarcação até o Instituto Médico Legal em Bragança para início da perícia.

Mas a operação na madrugada não teve sucesso e para ser retomada na manhã desta segunda-feira, dia 15.

Uma lona foi colocada por cima do barco e os corpos permanecem na embarcação, sendo retirados apenas no IML seguindo procedimentos recomendados. Durante todo o processo, os agentes federais, estaduais e municipais envolvidos usam máscaras.

Os trabalho de trazer a embarcação com os corpos começou pela manhã de donmigno durou mais de 12 horas. A maré baixa dificultou o traslado, assim como a necessidade de rebocar o barco em baixa velocidade.

 "É uma missão que requer pressa, porque quanto mais dias passa, com a decomposição, mais fica díficil de a perícia trabalhar, mas temos que trabalhar com todo cuidado, com segurança para não danificar a embarcação, navegando em áreas muito rasas", explicou o tenente dos bombeiros Hugo Moura, um dos envolvidos no resgate.

A suspeita é as vítimas sejam estrangeiras, visto que as autoridades da região não foram notificadas sobre desaparecimento de barcos com pessoas no Brasil. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) investigam o caso.

Um dos objetivos da investigação da Polícia Federal é descobrir a nacionalidade das vítimas, além da causa das mortes. Os corpos foram encontrados em estado de decomposição.

A embarcação com vítimas foi achada por pescadores na manhã de sábado (13), mas a maré baixa dificultou os trabalhos de resgate à tarde e à noite de sábado. Mesmo assim, equipes se aproximaram do local para avaliação inicial da situação.

 

 

 

Fábia Sepêda, Valéria Martins, g1 Pará e TV Libera
Publicado em 16 de Abril de 2024 05h50 - Atualizado as 06h09

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!