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Professora Geneilda da Creche Inácio em Juara, vence "Prêmio Educador Transformador"
16/04/2024 10:19 em Notícias
Professora Geneilda da Creche Inácio em Juara, vence "Prêmio Educador Transformador"
Professora Geneilda de Souza Silva foi conquistou o ETAPA ESTADUAL modalidade EDUCAÇÃO INFANTIL.
SEGUNDA, 15 DE ABRIL DE 2024 - POR: GENEILDA DE SOUZA / ADAP. ANDERSON REIS | FOTOS: ANDERSON REIS
 

Prêmio Educador Transformador

A professora da Creche Municipal Inácio Luiz do Nascimento, Geneilda de Souza Silva, é Pedagoga, Licenciada em História e especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico, Orientação Escolar, Coordenação Pedagógica, Libras e Educação Inclusiva. Além de atuar como professora da turma do Maternal II na rede Municipal, ela também leciona História na Escola Estadual Da Polícia Militar Tiradentes Cabo Israel Wesley Prado de Almeida em Juara MT. Geneilda foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Transformador, ocupando o primeiro lugar na categoria Educação Infantil da Etapa Estadual.

 

O Prêmio Educador Transformador, concedido pela iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, tem o objetivo de valorizar professores e divulgar projetos educacionais transformadores. A premiação da ETAPA ESTADUAL foi anunciada durante live no YouTube. Geneilda conquistou o primeiro lugar e seguiu para a próxima ETAPA REGIONAL, onde conquistou o 3º lugar concorrendo com Educadores Transformadores da região Centro-Oeste (MS, GO, DF).

 

A Bett Brasil é a maior organizadora do evento de educação e tecnologia da América Latina! A feira reúne anualmente mais de 270 empresas líderes nacionais e internacionais, além de mais de 29.000 participantes da comunidade educacional. O prêmio destaca projetos educacionais que levam ao desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e a coletividade.

 

"Estou muito feliz em representar meus alunos, as famílias da turma e a Creche M. Inácio Luiz do Nascimento. Este reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e dedicado, com o objetivo de contribuir positivamente para a comunidade", afirmou Geneilda. O prêmio, em sua segunda edição, reconhece o trabalho de educadores que se destacam por práticas inovadoras e transformadoras, promovendo a melhoria da qualidade do ensino.

 

Dedicada ao seu trabalho, a professora Geneilda traz em seu currículo uma diversidade de projetos desenvolvidos durante sua Experiência Profissional. Segundo ela, a equipe de profissionais da Unidade que trabalhou no período em que se desenvolveu o projeto no ano anterior foi suporte para que algumas ações pudessem ser desenvolvidas. Houve também uma grande sintonia com a TDI (Técnica Desenvolvimento Infantil) que trabalhou junto com ela na turma, a pedagoga Mariana R.Lisboa, com harmonia, cooperação, entendimento e profissionalismo. Essa sintonia foi fundamental para garantir o sucesso do projeto, proporcionando um ambiente de aprendizado positivo para os alunos e de acolhimento às famílias. Juntas, compartilharam objetivos comuns, valores educacionais e estratégias de ensino, respeitaram as diferenças e contribuíram para o desenvolvimento profissional uma da outra.

 

A coordenadora Ana Maria embarcou em todas as ações como suporte, juntamente com a diretora Fortunata, dando total liberdade de trabalho, o que resultou em uma visão empreendedora e acreditando nos resultados visíveis no decorrer das ações. Quanto à Secretária Municipal de Educação Fernanda Ribas e o grupo de coordenadores da pasta, coube a visualização, torcida e credibilidade nas ações, em razão de conhecerem bem de perto o trabalho e a dedicação de Geneilda, fatos estes observados na validação das postagens dos trabalhos realizados com a turma e família, mesmo não sabendo do projeto.

 

Sobre o projeto inscrito e premiado em PRIMEIRO LUGAR na categoria EDUCAÇÃO INFANTIL:

 

Título: COMPARTILHANDO OS DIREITOS DE APRENDIZAGENS – FAMÍLIAS E PROFESSORAS DA TURMA DO MATERNAL II -C

Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família para que, juntos às educadoras, possamos desenvolver 100% dos objetivos de aprendizagens da BNCC propostos aos alunos do Maternal II, estimulando a participação no processo ensino-aprendizagem como parceiros e colaboradores.

Metas: Sair do nível superficial de experiências e partir para o aprofundamento, atingindo 100% dos objetivos de aprendizagem com uma atividade sequencial que possa ser avaliada em 100% dos alunos. Aproximar 100% a família nas atividades familiares da turma; fazer a transição da etapa educação infantil-creche para a pré-escolar com 100% dos alunos no quarto bimestre com a participação das famílias.

 

TRANSFORMAÇÕES NO CONTEXTO DOS ALUNOS E NO ENTORNO

O projeto inovou uma metodologia de acompanhamento do aprendizado da turma, promoveu segurança, estabeleceu vínculos transparentes e claros com as famílias, estimulou o crescimento das crianças e fortaleceu sua autoestima, potencializando as relações afetivas entre a creche e a família.

 

O projeto foi desenvolvido com atividades que contemplaram práticas que consistem em acolher as famílias em sua diversidade e as crianças em suas singularidades, desenvolvendo um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família como colaboradores no processo de aprendizagem com efeito da continuidade do aprendizado em casa e na escola, oferecendo apoio emocional e social durante o processo permitindo uma compreensão individualizada da criança, promovendo consistência e coerência nos objetivos educacionais e comportamentais, buscando garantir juntos: professoras e famílias um desenvolvimento de maneira equilibrada e saudável, preparando as crianças para enfrentar os desafios da vida de forma mais completa e resiliente.

 

 

O projeto traz a INOVAÇÃO de metodologia no processo de acompanhamento do aprendizado para e/com a família. Efetivando segurança, criando vínculos, comunicando com transparência e clareza, estimulando o crescimento da criança, fortalecendo sua autoestima e potencializando as relações afetivas na família. O projeto é uma prática TRANSFORMADORA porque estimula a participação da família de uma forma prazerosa no processo ensino aprendizagem dos seus filhos dando o sentimento de pertencimento atuando como parceiros e colaboradores desde aprendizado de mão dupla tão importante nesta faixa etária (3 anos a 3 anos e 11 meses).

 

Secretaria de Educação
Prefeitura de Juara.

 
 
 
 
 
 
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Prefeitura de Juara.
 
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