Offline

SOBRE O EVENTO

Início: 10/11/2022 00:01
Fim: 10/11/2022 00:00

Dia Mundial da Qualidade 2021 vem aí. Para quem é entusiasta da Qualidade e Sistemas de Gestão, essa é a data mais importante do ano. Afinal, é o principal momento para realizar eventos, se aprimorar e realizar ações de engajamento.

Este ano, o Dia mundial da Qualidade acontece em 11 de novembro de 2021. Muitas empresas já estão se preparando ou estão começando agora. Entretanto muitas outras ainda não planejaram nada. Por isso, resolvi escrever esse texto.

Ele serve não só de lembrete para quem ainda não começou os preparativos, mas também como ponto de reflexão. Vamos falar um pouco sobre o contexto de 2021, sobre tema deste ano e como ele pode se encaixar (ou não) à sua empresa.

2021 – Covid-19, quarentena e perdas: comemorar o que?

Estamos em um momento muito conturbado. Vivemos medos, incertezas, pressões sociais e políticas, inflação e quarentena. Fomos forçados a nos isolar, ficar longe das pessoas que amamos. Para nos preservar e preservá-las. Muitos de nós sofremos perdas irreparáveis.

Estamos vivendo o que talvez seja a pior crise dos últimos 50 anos. (Quando digo crise, estou falando do contexto geral, não só do financeiro) Mas será que só maus presságios nos rodeiam?

Nós, seres humanos, temos uma certa tendência ao caos. Costumamos superdimensionar o que acontece de ruim e dar pouco valor ao que dá certo. Estamos sempre descontentes e, às vezes, tristes com resultados fora do previsto.

Imagine o que acontece com nossa cabeça quando, realmente, temos um problema de ordem mundial!?

Entretanto, acredito que há motivos para comemorar!

Muitas empresas surgiram, trazendo esperança ao mercado. Da mesma forma, muitas empresas ressurgiramrenasceram, reinventando seus processos, descobrindo o home office e se desdobrando para continuar atendendo seus clientes, empregando seus colaboradores e mantendo as coisas em movimento. Isso tudo é motivo para MUITA alegria!

Comorar para persistir, evoluir e transformar!

Se, talvez, o clima não estiver muito legal por aí. Se esses tempos tem sido difíceis para vocês, agora, mais que nunca, é preciso comemorar essa data. Lembre-se, antes de qualquer coisa, o Dia Mundial da Qualidade 2021 é uma data de conscientização. E conscientização é um dos passos para o engajamento.

Situação financeira difícil? Essa data precisa ser uma forma de buscar novas formas de fazer as coisas. O pessoal está apreensivo e pra baixo? É hora de agitar as coisas, levantar a moral e trazer esperança. Clientes cancelando ou deixando de comprar? É hora do Dia Mundial do “como criar valor para nossos clientes”?

Eu sei, é difícil e desafiador, mas temos 2 opções:

  1. a mais fácil: não fazer nada e deixar tudo como está;
  2. a que pode mudar as coisas: planejar o melhor evento possível e tentar mudar as coisas.

Por mais que esse tema tenha centenas de nuances, em síntese, essas são as opções. Agora, cabe a cada um de nós escolher o que fazer.

Sobre o tema do Dia Mundial da Qualidade 2021

Todo ano, gosto de dar uma espiada no tema que o CQI (Chartered Quality Institute) definiu para a data. Afinal, o CQI (conhecido antes como The Institute of Quality Assurance) é a instituição mundial oficial dos Profissionais da Qualidade.

O Dia Mundial da Qualidade 2021 acontecerá em 11 de novembro, mas o CQI “ampliou o escopo” da comemoração e passou a abranger a semana toda. Sendo a Semana Mundial da Qualidade. (Cá entre nós, os brasileiros já comemoravam assim há mais tempo. Eu, pelo menos, há uns 5 anos, haha)

Os temas definidos pelo CQI são sempre muito acertados, e sempre servem de base para nós. Dá uma olhada nos anos anteriores:

Para mim, entretanto, a escolha desse ano foi a melhor até agora. O tema definido pelo CQI foi:

Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta

Você pode ler mais sobre a escolha deles clicando aqui.

Sustentabilidade para quem?

Acho que não é exagero dizer que a palavra sustentabilidade foi, por muito tempo, utilizada de forma muito restritiva. No geral, ela era utilizada apenas para ressaltar fatores ambientais (o que, de fato, já era um enorme avanço).

Entretanto, agora, começamos a ter uma compreensão mais ampla, e verdadeira, do que realmente é sustentabilidade. Como sustentável, agora, começamos a entender que há muito que fazer por todos que rodeiam nossas organizações.

Por quantas vezes, empresas não tinham um sistema de gestão ambiental “rodando perfeitamente” enquanto denegriam seus colaboradores, não melhoravam seus produtos e pouco agregavam para a população a sua volta.

Por muito tempo, gerimos nossas organizações como verdadeiros predadores. Preocupados apenas em nos manter no topo da cadeia alimentar, apenas em predar os que abaixo estavam. Isso, é claro, sem ponderar que com o fim das presas também chegaria ao fim a cadeia.

Agora, entretanto, começamos a perceber que precisamos criar um verdadeiro ecossistema. Um ciclo sustentável que beneficia todos e ajuda o próprio ciclo a se manter vivo e saudável. Ainda há muito que melhorar, ainda precisamos conscientizar muita gente. Precisamos garantir que todos compreendam que é preciso criar ambientes sustentáveis para todos.

Ainda estamos longe disso, eu sei, mas os primeiros passos estão dados. Cabe a nós seguir essa caminhada.

Davidson, então, devo seguir o Tema do CQI na minha empresa?

Haha, acabei de fazer um baita discurso elogiando o tema deles, então você deve estar pensando: “Meu Deus, e agora, tenho que falar de sustentabilidade aqui?”. Mas não, você não deve focar nesse tema! Ou talvez deva. Eu sinceramente não sei.

Existe uma forma de escolher o tema certo. Basta responder a seguinte pergunta: Qual é o maior problema, a maior dor, da sua empresa neste momento? A resposta para essa pergunta provavelmente seja o tema certo para você. E isso, muito provavelmente, vai estar ligado à estratégia da sua empresa, assim, tudo ficará conectado.

(inclusive, se a resposta for completamente diferente do que a estratégia propõe, talvez tenha coisa errada aí. E seja preciso rever isso )