Offline
Tudo pronto para o segundo turno das eleições presidenciais no Vale do Arinos.
28/10/2022 08:23 em Notícias

A justiça eleitoral, através do cartório eleitoral de Juara realizou na quinta-feira passada, dia 20 de outubro, a carga e lacre das urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições presidenciais na 27ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.

A carga consiste na inserção de um pen drive com todos os dados de sistemas e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas, a conferência visual dos dados e sem seguida, ela é lacrada. Assim a urna permanece até o dia da eleição e o lacre só é rompido em caso de realização de auditoria. Após ser auditada, ela volta a ser lacrada”.

Os lacres são assinados tanto pelo juiz eleitoral quanto pelo promotor eleitoral da 27ª Zona Eleitoral, Dr. Herbert Dias Ferreira.

“Trata-se de um sistema comprovadamente confiável que passa pela conferência de várias pessoas, que atestam essa regularidade”. Disse Dr. Juliano Hermes.

As cerimônias são abertas à toda a sociedade e também são convidados a acompanharem representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e Ministério Público Eleitoral.

O juiz eleitoral, responsável pelo comando das eleições na região, recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, onde expos os problemas que aconteceram no primeiro turno, mas garantiu que as falhas não deverão acontecer no próximo domingo.

O magistrado ressaltou que as regras são as mesmas do primeiro turno, mas a justiça eleitoral espera que desta vez a votação seja mais ágil. Pois são apenas dois candidatos e um cargo para votar, o de presidente da república.

Sobre os problemas que aconteceram no primeiro turno com a leitura biométrica, isso poderá acontecer no segundo turno novamente, por isso o juiz pede que o eleitor tenha um pouco de paciência.

Som relação a segurança, Dr. Juliano disse que haverá reforço de policiais militares de Cuiabá, Juína e do exército brasileiro, que cuidará da votação nas aldeias indígenas.

Dr. Juliano também alerta para o horário da votação, que será o mesmo do primeiro turno, começando as 07 horas, hora de Mato Grosso e o encerramento às 16 horas, seguindo o horário de Brasileiro no restante do país.

Ele reforçou que o eleitor que não votou no primeiro turno, deve e pode votar no segundo turno e seguir as normas gerais e a principal é não levar o telefone celular para a cabine de votação, entre outras.

Com relação a detenção se uma mulher na sessão 70, da Escola Dom Aquino, em Paranorte, o juiz disse que estava aguardando a audiência com a eleitora, para definir sobre o prosseguimento ou não do processo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aparicio Cardozo - Show de Notícias

 

Publicado em 27 de Outubro de 2022 10h48 - Atualizado 27 de Outubro de 2022 as 10h51

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!