Um policial militar atirou e matou Thiago Graciote Moraes, de 29 anos, na madrugada deste sábado (5), durante uma confusão em uma abordagem policial em Cotriguaçu, a 955 km de Cuiabá. O jovem não estava armado no momento da abordagem. Pessoas que estavam no local filmaram a ação do policial. (Veja no vídeo acima)
O vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os envolvidos se recusam a obedecer as ordens e se afastam do soldado. Em seguida, o policial vai atrás dos homens e tenta dar uma rasteira em um deles. Os dois homens saem de perto do PM, e, em determinado momento, Thiago começa a gritar “Atira, atira então!”.
Em nota, a Polícia Militar informou que determinou o afastamento imediato do policial militar envolvido na ocorrência. Já a Corregedoria-Geral da Polícia Militar afirmou que abriu um inquérito para apuração do ocorrido e solicitou também o acompanhamento do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) nas investigações.
Segundo a PM, os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de perturbação de sossego devido ao som alto em uma lanchonete na Avenida Henrique Xavier Rondovalho, no município.
Ao encontrar o grupo, a equipe da PM deu ordem de parada e, segundo eles, dois homens não obedeceram.
De acordo com a polícia, um rapaz afirmou que não iria preso porque não era bandido. Já Thiago disse que "ninguém iria colocar as mãos nele".
Após a fala, o policial efetuou dois disparos contra o rapaz que não resistiu e morreu no local. De acordo com a PM, Thiago possui passagem pela polícia por dirigir embriagado e atropelar duas pessoas.
Suelen Alencar, Gabi Braz e Victória Oliveira, TV
Publicado em 07 de Agosto de 2023 , 09h39 - Atualizado 07 de Agosto de 2023 as 09h51