Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) realizaram na tarde desta quarta-feira, dia 27 de setembro, barreira de contenção nas estradas da região visando fiscalizar o transporte de animais e vegetais, orientando os produtores a respeito de doenças e, principalmente, sobre os riscos da influenza aviária.
O trabalho é feito em barreiras itinerantes, nos municípios de Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Juara e Porto dos Gaúchos, fiscalizando o transporte de animais, insumos, referente ao agro, como agrotóxico, insumos e sementes e orientação sanitária, de acordo com alguns programas do Indea.
O agente do Indea, baseado em Tabaporã, Jorge Gama e a engenheira agrônoma e fiscal Fabiana Souza, com o apoio da Polícia Militar de Juara, realizaram bloqueio na saída de Juara para Águas Claras Paranorte, parando vários veículos, principalmente caminhões transportando gado, verificando se estava tudo OK com a GTA – Guia de Transporte Animal.
Outro ponto que foi tratado na abordagem, é sobre o uso de agrotóxico, principalmente o manuseio e descarte das embalagens.
Sobre a influenza aviária, segundo Jorge Gama, não há nenhum caso registrado em granjas de criação de aves em escala industriais/comerciais no estado de Mato Grosso, mas é preciso prevenir e orientar os produtores.
A orientação começa principalmente no setor de produção de aves para subsistência, local em que elas têm mais contato com pássaros e aves silvestres, que estão sendo os principais vetores da influenza aviária de alta patogenicidade que entrou no Brasil, através destes animais.
Jorge explica, em entrevista exclusiva ao Show de Notícias, que, caso os criadores, mesmo que seja de aves para subsistência, percebam a morte das aves ou que elas apresentem os sintomas, que entrem em contato com o Indea imediatamente.
Mato Grosso está entre os dez estados brasileiros que mais exportam carne de frango. A atividade avícola no Estado gera 4 mil empregos e conta com 304 granjas em 31 municípios, e cerca de 55 milhões de aves.
Sintomas das aves com influenza aviaria.
Dificuldade de locomoção; Presença de edema (inchaço) na crista, barbela, articulações e pernas; hemorragia nos músculos; diminuição e alterações na produção de ovos (casca mais fina).
O agente agradeceu a Polícia Militar de Juara, que está dando suporte nas operações realizadas pelo Indea, principalmente no que diz respeito as barreiras nas estradas.
Veja logo mais o vídeo com a entrevista e trabalho realizado pelo Indea em Juara nesta tarde de quarta-feira
Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 27 de Setembro de 2023 , 19h49 - Atualizado 27 de Setembro de 2023 as 20h04