Offline
Com 06 votos favoráveis e 03 votos contra, Claudiomar Braun perdeu o mandato de vereador de Porto dos Gaúchos.
Notícias
Publicado em 20/10/2023

Em sessão inédita, ocorrida na noite desta quinta-feira, dia 19 de outubro, a maioria absoluta dos 09 parlamentares da Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos, votou pela aprovação do relatório da Comissão Processante, que pediu a cassação do mandato do vereador Claudiomar Braun, do PSB, por suposta prática de homofobia, praticada contra o presidente da casa, vereador Leandro Bucke, do MBD.

Com plenário quase lotado, a sessão foi presidida pelo vice-presidente da casa, vereador Eder Boldrin, devido ao impedimento do vereador Leandro Budke, presidente do legislativo, que foi afastado para essa sessão, por ser parte interessada no processo.

A sessão movimentou o mundo político de Porto dos Gaúchos, Vale do Arinos e até do estado, tanto que estavam presentes vereadores de Juara, o atual prefeito do município, Vanderlei de Abreu (MDB) e o ex-prefeito por dois mandatos, Baixinho Piovezan (MDB).

Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar, com vários policiais, viaturas, inclusive com a presença do tenente coronel Alex Fontes Meira, comandante do 21º BPM – Batalhão da Polícia Militar do Vale do Arinos.

Logo após a divulgação do resultado da sessão, a assessoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB), publicou nas redes sociais, uma mensagem com o resultado da votação e uma foto do vereador Leandro Budke e seu advogado, comemorando a cassação de Claudiomar.  

Na mensagem a assessoria postou: “Câmara de Porto dos Gaúchos acaba de cassar mandato do vereador Claudiomar Braun (PSB), por homofobia e perseguição contra o vereador e presidente do Legislativo, Leandro Budke (MDB). A votação foi de 6x3”.

Após a leitura do relatório, feita pela vereadora Ângela Piovezan, os vereadores, acusado e acusador, se pronunciaram através dos eus advogados de defesa. depois, em votação aberta, os vereadores, Tenente Donizete Aparecido (MDB), Elder Boldrin (MDB), Antônio Carrasco (PL), popular Tampinha, Ângela Piovezan (MDB), Valdir Bobbi (PSB), suplente de Claudiomar e Vilmar de Oliveira (MDB), suplente de Leandro Budke, votaram pela aprovação do relatório e cassação do mandato de Claudiomar.

Já os vereadores: Professor Enos (PT), Luciane Bündchen (DEM) e Ivo Castro Carvalho (DEM), votaram contra o relatório e favorável a permanência de Claudiomar no cargo.

O vereador acusado Claudiomar Braun (PSB) e presidente da casa, Leandro Budke, que acusou o opositor de homofobia, foram afastados dos cargos, por serem partes interessadas diretamente na causa e em seus lugares assumiram os suplentes, que votaram favoráveis ao pedido de cassação de Claudiomar.

Vida pública do vereador cassado:

A vida politica de Claudiomar Braun começou em 2012, quando foi eleito vereador mais votado de Porto dos Gaúchos, com 341 votos, mais de 11 % dos votos, cerca de 90, à frente segundo colocado, Nolar Soares, que foi eleito para o quinto mandato.

Em 2016, Candidato foi candidato a prefeito e perdeu a eleição para o Baixinho Piovezan na reeleição para o segundo mandato, conquistando 1.116, contra 1.855 do opositor.

Em 2020, Claudiomar voltou a política, novamente sento candidato a verearor, sendo eleito em segundo lugar, com 253, ficando apenas 01 voto atrás do Elder Boldrin, primeiro colocado nessas eleições.

Além de político, Claudiomar é empresário dos ramos de hotelaria e mecânica. Casado com a senhora Marcela Cristina, pai de três filhos, Claudiomar Júnior, 24 anos, João Henrique, 22 e Luiz Otávio, 12 anos e avô de uma neta, Nicole Cristina.

O vereador que teve o mandato cassado, disse que deve recorrer na justiça comum da decisão, pois, no seu entendimento e da sua defesa, como ele e o acusador não puderem votar, por serem partes interessadas no processo, o suplente Valdir Bobbi, também estaria impedido de participar do processo, pois teria interesse diretamente, uma vez que será o detentor do mandato que lhe pertence.

 

 

 

 

 

Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 20 de Outubro de 2023 07h42 - Atualizado as 08h06

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!