Offline
Saiba quantas casas populares foram construídas em Juara e qual prefeito construiu.
29/11/2023 08:12 em Notícias

A cidade de Juara tem um histórico complicado de construção de casas populares, sendo que a mais de 15 anos não se constrói conjuntos habitacionais pelos prefeitos que passaram e nem por atual gestão.

A história da construção de casas populares em Juara começou no ano de 1992, quando Aparecido Pinotti, então vice-prefeito do prefeito Zé Paraná, foi candidato a prefeito e, em campanha, prometeu a construção de 1.000 (mil) unidades. Além de não cumprir a promessa, acabou por construir apenas cerca de 45 unidades, no loteamento Vila Aurora, atrás da Delegacia sendo que a maioria ficou inacabada e as construções eram de madeira, com uma espécie de aproveitamento de forro.

O último conjunto de casas populares inaugurado em Juara foi o bairro Portal da Flores, com 187 unidades habitacionais, a inauguração foi no final da gestão do prefeito Alcir Paulino, mas os recursos foram conseguidos pelo ex-prefeito Oscar Bezerra, cujo mandato terminou em 2008.

Mandato de Riva:

O primeiro prefeito de Juara foi José Geraldo Riva, cujo mandato foi de 1983 a 1988 (seis anos). Não temos informação de construção de casas populares nesse período. Entramos em contato com o ex-prefeito para obter mais informações, mas ele não retornou nossa mensagem.

Zé Paraná:

O segundo prefeito eleito de Juara, foi o colonizador José Pedro Dias, o saudoso Zé Paraná, que administrou Juara de 1989 a 1992, e, apesar de ter doado dezenas de terrenos de sua propriedade ou da Sibal, para as pessoas necessitadas, não construiu nenhuma casa ou conjunto habitacional com recursos públicos. Isso foi confirmado pela ex-primeira Dama Nilza Paraná.

Aparecido Pinotti:

Aparecido Pinotti foi o terceiro prefeito eleito de Juara e administrou o município de 1993 a 1996. Como já dissemos no início desta reportagem, ganhou a eleição  em 1992, prometendo mil (1.000casas populares, não cumpriu e acabou construindo apenas cerca de 45 unidades, que foram entregues inacabadas.

Priminho Riva:

Já o prefeito Priminho Riva, quarto e quinto mandatos em Juara, em seus 08 anos de gestão, foi o prefeito que mais construiu casas populares.

Priminho construiu os conjuntos habitacionais, Eldorado, Tocaia Grande 1 e 2 e ainda doou muitos terrenos e ajudou na construção das casas para várias pessoas. Segundo Priminho Riva, ao todo foram construídas em seus dois mandatos, mais de 350 casas populares e cerca de 400 terrenos doados, para construção de casas em parceria com o governo do estado.

O ex-prefeito ainda declarou que acabou de construir as casas populares do Bairro Vila Aurora, que ficaram inacabadas e construir mais algumas unidades de alvenaria naquele conjunto habitacional.

Oscar Bezerra:

O ex-prefeito Oscar Bezerra administrou Juara de 2005 a 2008 e construiu ou aportou recursos para a construção de 187 casas populares dos bairros Portal da Flores e 23 no bairro Santa Terezinha, na saída para o Jaú, sendo que ao todo foram 210 casas em 04 anos.

Alcir Paulino:

Já o prefeito Alcir Paulino, que administrou Juara de 2009 a 2012, no informou que não construiu nenhum conjunto habitacional, mas que teria edificado mais de 60 casas, em torno de 63, no sistema em que o beneficiado entrava com o terreno e a prefeitura construía as casas, no modelo de parcerias.

De 2008 até 2023, nos mandatos de Alcir Paulino, Lorão Macarena (07 meses), Edson Piovezan, 3,5 anos; Luciane Bezerra, em torno de 01,5 meses e Carlos Sirena, mais de 06 anos, não temos informação da construção de nenhuma casa popular pelo poder público. 

Ao todo, entre 1993 a 2008, 16 anos foram construídas mais de 650 casas populares e doadas para a população de baixa renda, no entanto, nos demais mandatos não houve a construção de nenhuma casa.

Se cada prefeito de Juara construísse 100 casas por mandato, o que seria pouco, teríamos no mínimo 1.000 casas populares construídas.

Se em 16 anos foram construídas mais de 650 casas, como Juara tem 42 anos de emancipação, se cada prefeito tivesse feito a média do Priminho e Oscar, hoje Juara estaria passando de 1.500 unidades habitacionais e teria praticamente zerado o déficit habitacional na cidade.

 

 

 

 Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 28 de Novembro de 2023 17h28 - Atualizado 28 de Novembro de 2023 as 17h31

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!