Offline
Prefeitura entrega cadernos com erro de português a estudantes de Cuiabá
Notícias
Publicado em 23/02/2024

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá entregou milhares de cadernos escolares para os alunos da rede com erro de português na capa do material. O caderno ilustrado com a foto do famoso viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA, traz a identificação da obra com o nome oficial, Jamil Boutros Nadaf. Contudo, a falha ou falta de revisão deixou passar uma vergonhosa piada': a palavra viaduto escrita errada, "viatudo".

O erro chamou a atenção de um tio de um estudante, que reclamou da qualidade do material e tem motivado críticas entre os vereadores da oposição.

"Faço as seguintes indagações: ninguém na Secretaria Municipal de Educação viu esse erro escancarado? Será que o material fornecido para as crianças não teve a necessária revisão? Apesar de termos visto erro em apenas uma palavra, fica meu alerta! Será que não tem mais erros de português nos milhares de outros materiais entregues às crianças?", questiona o vereador Dilemário Alencar (Podemos).

A reportagem entrou em contato com a Secretaria, que informou que a correção será feita com a colagem de adesivos sobre o erro. A equipe de editoração da Pasta pediu desculpas pelo erro - veja nota abaixo. 

 

A falha remete a outro conhecido e polêmico fato envolvendo apostilas educacionais, ainda do governo de Silval Barbosa, do mesmo partido do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

 

Na época, apostilas do curso "Qualifica Mato Grosso" e “Copa em Ação”, patrocinado pelo Estado, traziam ofensas a Poconé, Cáceres, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.  

Em um dos trechos, o município de Barão de Melgaço era xingado de "porcaria". 

À época, o caso foi tratado como uma suposta sabotagem, entretanto, o inquérito da Polícia Civil apontou que tudo não passou de “pura negligência” e violação a direitos autorais.

De acordo com as investigações do Gaeco, pelo menos três empresas receberam do Governo do Estado o valor de R$ 20 milhões, em apenas dois anos, para fornecer os materiais.

Nota

A equipe responsável pela editoração do material escolar 2024 da rede pública municipal de educação lamenta o erro de revisão gráfica em um dos cadernos distribuídos aos estudantes, a troca de letras na identificação do Viaduto Jamil Boutros Nadaf. A correção está sendo feita, na forma de adesivo, sobre o erro. Pelo erro, a equipe pede desculpas a comunidade escolar.

 

 

 

 RENAN MARCEL DO REPÓRTER MT
Publicado em 22 de Fevereiro de 2024 11h07 - Atualizado 22 de Fevereiro de 2024 as 11h11

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!