Offline
Solange Wollenhaupt | Setasc-MTPublicado em 16 de Maio de 2024 , 06h44 - Atualizado as 06h51
Notícias
Publicado em 16/05/2024

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de maio, foi lançado oficialmente na Cadeia Pública de Juara o Projeto Reconstruindo Sonhos, uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O projeto visa ministrar cursos profissionalizantes para os reeducandos que cumprem pena no sistema prisional de Juara.

O Projeto Reconstruindo Sonhos conta com parcerias da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Instituto Ação Pela Paz, Fundação Nova Chance, Ordem dos Advogados do Brasil e Senai-MT.

Clique no LINK e veja o vídeo

Diversas autoridades e representantes da sociedade  participaram da cerimônia de lançamento do projeto, incluindo o diretor da Cadeia Pública de Juara, Pedro Zarlan Peres, a coordenadora de processos educacionais do SENAI, Ana Paula de Oliveira Roncoleta, o tenente coronel do 21º BPM de Juara, Alex Fontes Meira, o Delegado da PJC, Eric Fantin; Igor Felipe Bergamaschi, representando a Unemat e Defensoria Pública, o Juiz da Vara de Execuções Penais de Juara, Dr. Fabio Alves Cardoso; Promotor de Justiça e coordenador adjunto do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal, Roberto Arroio Farinazzo Junior, o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Juara, Dr. Rodrigo da Silva, Dra. Roberta Câmara, Promotora da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Juara; presidente do Conselho da Comunidade, Tatiane de Oliveira, membros da sociedade organizada, OAB de Juara, imprensa e convidados.

O objetivo principal do projeto Reconstruindo Sonhos é refazer, reinventar, renascer e recomeçar.

O promotor de justiça de Juara, Dr. Rodrigo da Silva, explicou que, em primeiro momento, a proposta é estimular os reeducandos a adquirirem ferramentas que possam ser utilizadas após deixarem a cadeia pública, proporcionando reflexões sobre suas vidas em diversos encontros. Ele destacou a importância de oferecer ideias que talvez não teriam acesso dentro de seus círculos pessoais. Num segundo momento, pretende-se proporcionar um curso de eletricista, visando prepará-los para sua reintegração à sociedade.

"Esse nosso esforço, em conjunto com outras instituições, tanto públicas como privadas, é proporcionar frentes para que eles possam aproveitar essas oportunidades. As instituições estão criando as oportunidades, cabe agora a eles, aproveitá-las", disse o promotor.

Para o juiz da Vara Criminal de Juara, Dr. Fábio Alves Cardoso, o objetivo maior dos projetos lançados é capacitar os reeducandos para tentar reduzir os índices de reincidência, que atualmente são muito altos. Ele destacou que, se conseguirem fazer com que os reeducandos esqueçam o passado e olhem para o futuro, poderão reduzir significativamente esses números.

O diretor do sistema prisional de Juara, Pedro Zarlan Peres, informou que foram selecionados 20 reeducandos que não têm acesso a esse tipo de oportunidade onde estão. Eles receberão um curso de eletricista ministrado pelo Senai, com aulas teóricas e práticas.

 

 

 Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 15 de Maio de 2024 15h27 - Atualizado 15 de Maio de 2024 as 17h52

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!