Polícia Civil prendeu o prefeito de São Félix do Araguaia (1.200 km ao nordeste de Cuiabá), Dr. Acácio Alves, na manhã desta sexta-feira (4), durante a Operação Circuitus Magnos. O flagrante aconteceu após os policiais encontrarem uma arma de fogo na casa do gestor municipal. Ele não tinha posse.
Conforme apurado pela equipe de reportagem do site gazeta digital de Cuiabá, o cumprimento do mandado foi autorizado pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), já que não se trata de uma ação de competência originária, mas, de uma investigação por disputa de terras.
A autoridade da cidade atribuiu uma fiança no valor de R$ 25 mil. Ele pagou e foi liberado em seguida. Reportagem do entrou em contato com a prefeitura da cidade, mas não teve retorno.
Filiado ao Republicanos, Acácio se descreve nas redes sociais como "pai, avô, cristão". Também é "advogado, piscicultor e pecuarista".
Operação
Conforme divulgado pelo órgão, a operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão para investigar graves crimes relacionados a conflito de terra na região nordeste de Mato Grosso.
O grupo é investigado por lesão corporal grave, sequestro e cárcere privado, tortura e coação no curso do processo, além de associação criminosa. Todos os crimes têm ligação direta com a disputa por terras nas cidades de São Félix e Luciara.
O trabalho coordenado pela Delegacia Regional de Confresa conta com apoio das equipes das Delegacias de Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista.
Ao todo, 40 policiais civis e 10 viaturas foram empregados para cumprimentos simultâneos das ordens judiciais.