Offline
Bebê nasce em casa após mãe ser dispensada do hospital; criança caiu no chão e está internada.
Por Administrador
Publicado em 10/07/2025 16:53
Notícias

Um caso grave envolvendo o parto de uma jovem mãe de apenas 20 anos de idade, gerou comoção em uma família de Juara essa semana.

Após buscar atendimento no Hospital Municipal por diversas vezes e ser liberada sob a justificativa de que ainda não estava em trabalho de parto, uma mulher de 20 anos acabou dando à luz em casa. O bebê nasceu no portão da residência e caiu no chão logo após o rompimento da bolsa, gerando preocupação com possíveis traumas. A criança está internada em observação.

O Show de Notícias ouviu o pai da criança e uma pessoa próxima da gestante Franceílde Costa Paixão, de 20 anos, que relataram os momentos de tensão vividos entre a madrugada e o amanhecer desta quinta-feira (10).

Segundo Jéssica Fernanda Klein, amiga da família e que acompanhava Franceílde nos atendimentos, a jovem procurou assistência médica diversas vezes desde o início da semana.

— Ela foi ao médico na segunda-feira, depois ao postinho na terça, quando começou a sentir dores. No hospital, disseram que estava apenas com 1 centímetro de dilatação e mandaram embora. Voltamos novamente depois que o tampão mucoso saiu, mas, mais uma vez, ela foi liberada — relatou Jéssica.

A situação se agravou durante a madrugada, quando Franceílde, que já estava de volta na casa da amiga, apresentou sangramento e procurou, novamente, o hospital. Jéssica contou que, mesmo assim, a gestante foi liberada sem realização de toque para avaliação do parto.

— Três horas da manhã levamos ela de novo. Foi feito apenas um exame rápido, ouviram o coração do bebê e disseram que o sangramento era normal. O médico a mandou embora novamente — contou a acompanhante.

Por volta das 5h40, Franceílde acordou com forte vontade de ir ao banheiro. Em poucos minutos, já no portão da residência, a bolsa se rompeu e a criança nasceu.

— Ela não teve nem tempo de deitar-se. A neném caiu com a cabecinha no chão, o rostinho pra cima, roxinha. Foi um desespero — disse Jéssica, emocionada.

A família acionou uma ambulância, que demorou cerca de 30 minutos para chegar. A recém-nascida foi encaminhada ao Hospital Municipal, onde permanece internada, em observação, utilizando oxigênio devido à baixa saturação. A equipe médica investiga possíveis lesões decorrentes da queda.

O pai da criança, Manoel Luiz Silva Vieira, trabalhador rural oriundo do Maranhão, relatou que estava a 180 quilômetros de Juara, em uma fazenda onde trabalha, e veio à cidade após ser chamado sob a possibilidade de uma cesariana da esposa.

— Cheguei hoje por volta das 6h30, e já tinham me avisado que ela tinha ganhado neném. Mas foi desse jeito aí, sofrido. Era pra ter sido diferente. Estou muito abalado, espero que a neném fique bem — disse Manoel, emocionado.

A família pede providências quanto à conduta médica e à forma como o atendimento foi conduzido. Uma das enfermeiras, segundo o relato da acompanhante, teria comentado que o médico não fez o exame de toque às 3h da manhã e que a situação serve de exemplo para que, em casos de dúvida, a gestante seja mantida em observação, evitando riscos para mãe e bebê.

O Show de Notícias entrou em contato com a diretora administrativa do Hospital Municipal de Juara, senhora Elizabete Lauro, para obter esclarecimentos. Até o fechamento desta matéria, porém, não obtivemos retorno.

Logo após a publicação da matéria, a diretora administrativa do Hospital Municipal de Juara, senhora Elizabete Lauro, nos encaminhou a seguinte mensagem:   

"O bebê e a mãe passam bem. Trata-se de um trabalho de parto de evolução muito rápida e com dilatação e período expulsivo (saída do bebê) sem a dificuldade habitual pela pelve da parturiente. O mesmo médico que avaliou a grávida na ocasião iniciou, reavaliou a mãe e o bebê quando do retorno ao hospital e eles seguem internados, ambos em bom estado".

Comentários