Na noite desta terça-feira, 15 de julho, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) esteve em Juara para uma reunião política com lideranças locais, produtores e representantes de diversos segmentos da sociedade.
O encontro, realizado na sede do Sindicato Rural, contou com a presença do ex-prefeito Carlos Sirena (União Brasil), que é pré-candidato a deputado estadual.
Durante coletiva à imprensa, Janaína destacou a importância de fortalecer a representatividade do Vale do Arinos e do Noroeste de Mato Grosso na Assembleia Legislativa, enfatizando que sua vinda a Juara teve como objetivo ouvir os anseios da região e articular a construção de uma candidatura de consenso para 2026.
“Queremos garantir uma vaga na Assembleia e, se possível, ampliar a representatividade. A região tem crescido muito, são mais de 800 mil hectares em produção, e precisamos pensar em uma cidade para os próximos 20 ou 30 anos”, afirmou a parlamentar.
Além da defesa por maior representatividade política, a deputada mencionou a necessidade de atrair indústrias, fomentar empregos e melhorar a infraestrutura regional, especialmente no que diz respeito às rodovias e ao acesso à saúde.
Janaína aproveitou para comentar sobre a possibilidade de candidatura ao Senado em 2026. Disse que está animada com o desempenho nas pesquisas e defendeu pautas consideradas sensíveis para a sociedade, como prisão perpétua e pena de morte para estupradores de crianças e pedófilos, além da combate às facções criminosas.
A parlamentar também fez críticas à gestão estadual dos recursos do FETAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), destacando que o fundo precisa chegar na ponta, ou seja, ser repassado aos municípios com agilidade e menos burocracia.
“O produtor aqui de Juara paga o FETAB, mas o dinheiro fica em Cuiabá. Como que o município vai manter milhares de quilômetros de estradas se não tem acesso aos recursos? É preciso descentralizar, deixar os prefeitos e vereadores cuidarem das demandas locais com recursos em mãos”, pontuou.
Ela citou como exemplo a obra na cabeceira da ponte sobre o Rio dos Peixes, que inicialmente teria custo estimado em R$ 21 milhões pela Secretaria de Infraestrutura do Estado, mas foi realizada por menos de R$ 2 milhões com repasses do fundo de saúde.
“Se a ponte foi feita com menos de dois milhões, por que a previsão era de vinte e um? Isso mostra que, quando o recurso está na base, ele rende mais. O cidadão que estoura o pneu num buraco não liga pro secretário estadual, ele cobra do prefeito e do vereador. E eles precisam ter meios de resolver o problema”, finalizou.
A deputada encerrou sua visita reafirmando o compromisso com a região e disse que continuará trabalhando para que o Vale do Arinos e o Noroeste de Mato Grosso tenham mais voz no cenário estadual e nacional.
Show de Notícias - Marcelo Carlos
Publicado em 16 de Julho de 2025 , 07h00 - Atualizado as 07h12