Offline
Centro de Operações de Trânsito é entregue oficialmente à população de Juara
Centro de Operações de Trânsito é entregue oficialmente à população de Juara
Por Administrador
Publicado em 22/07/2025 07:55
Notícias

A Prefeitura de Juara entregou oficialmente, nesta segunda-feira (21), o novo Centro de Operações de Trânsito (CEOP), que passa a integrar o sistema de monitoramento urbano da cidade com o apoio do programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado. A estrutura representa um avanço significativo para a segurança viária, a organização do trânsito e o reforço da fiscalização inteligente no município.

O sistema contará com 99 câmeras interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP-MT), sendo 61 já em funcionamento. Além disso, foram entregues veículos e maquinários essenciais para a sinalização viária, como um equipamento de pintura de solo, fortalecendo a atuação do Departamento Municipal de Trânsito (DMUTRAN).

Segundo o chefe do DMUTRAN, Maurício Cordeiro, o município já conta com uma frota de mais de 24 mil veículos, segundo dados de 2022, o que exige atenção redobrada à segurança no trânsito. O monitoramento por vídeo também auxiliará a Polícia Militar em ações de segurança pública.

As infrações de trânsito agora podem ser registradas por videomonitoramento, sem a necessidade de abordagem, conforme a legislação atual (Lei nº 14.599/2023), e as notificações serão enviadas via carteira digital ou Correios, dependendo do cadastro do condutor junto ao Detran.

Apesar dos avanços, o município ainda depende de melhorias estruturais, como a substituição de 29 câmeras danificadas por vandalismo e a contratação de novos servidores para o setor. A Prefeitura estuda a realização de concurso público a partir de outubro e, até lá, atua com apoio de OSCIPs para manter os serviços essenciais.

O prefeito Nei da Farmácia, nesta oportunidade representado pelo chefe de gabinete Cido Silva, o secretário de Cidades Salvador Pizzolio e o presidente do Conseg Pastor Ronael Silva destacaram a importância do investimento conjunto entre município, Estado e Ministério Público para garantir que o sistema funcione com eficiência e traga resultados práticos para a população.

 

 

 

 

 

 Show de Notícias
Publicado em 21 de Julho de 2025 16h56 - Atualizado 21 de Julho de 2025 as 17h00

 

Comentários