Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (11) a Operação Cabresto, que tem como objetivo investigar crimes eleitorais praticados durante o pleito eleitoral de 2024 na cidade de Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). Entre os alvos estão um ex-candidato a prefeito e um ex-candidato a vereador do MDB.
De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os alvos são Eric Nascimento da Cruz e Antônio Bento Moreira.
Eric foi candidato a prefeito. Já Antônio, conhecido como Antônio Neto, foi candidato a vereador. Eles não se elegeram.
A investigação começou após a apresentação de uma notícia crime, em que diversos comprovantes de residência estavam sendo falsificados para permitir a transferência indevida de títulos eleitorais.
Na investigação, com o decorrer das investigações, foi possível identificar também a prática do delito de captação ilícita de sufrágio. As medidas cautelares da operação de hoje objetivam angariar elementos que contribuam para a instrução da investigação em curso.