Offline
Polícia Federal faz operação contra desmatamento ilegais em Brasnorte.
Por Administrador
Publicado em 13/08/2025 14:39
Notícias

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (13), uma ação contra o desmatamento ilegal na Terra Indígena Menkü, em Brasnorte (MT), cumprindo 10 mandados de busca e apreensão em residências e madeireiras suspeitas de receber madeira extraída de forma clandestina.

As investigações começaram após denúncia anônima e, com apoio de imagens de satélite, foi constatado que, em 2024, houve o corte de 1.142,88 hectares de floresta nativa na área protegida.

Além do crime ambiental, a operação apura ameaças feitas por madeireiros contra mulheres indígenas que resistiram às atividades ilegais.

Batizada de Operação Mykyara, a ação contou com apoio do Ibama e da Funai. Os envolvidos poderão responder por desmatamento de terra pública, receptação de madeira sem origem e associação criminosa.

Além dos danos ambientais, o inquérito apura grave ocorrência de ameaça perpetrada por madeireiros contra mulheres indígenas que se opuseram às atividades ilícitas, colocando em risco sua integridade física e vida.

Os investigados poderão responder pelos crimes de desmatamento de terra de domínio público, receptação de madeira sem origem e associação criminosa. A operação conta com o apoio de servidores do Ibama e da Funai.

Comentários