Um avião de pequeno porte apresentou falha no trem de pouso e precisou usar o plano de emergência na manhã desta quarta-feira (3), enquanto sobrevoava em Canarana (823 km a leste de Cuiabá). Um dos ocupantes da aeronave era o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB).
Conforme o secretário de Administração do município de Canarana , Enísio Melato, a suspeita é de que ocorreu um problema na tampa do trem de pouso esquerdo, que travou parcialmente, impedindo o acionamento completo. Foram realizados todos os procedimentos padrões para tentar corrigir a falha, mas sem sucesso.
Diante da situação, o comandante não informou maiores detalhes sobre a decisão, mas optou por seguir voo até Santo Antônio do Leverger (MT), onde buscaria melhores condições para pouso seguro.
“A estrutura que temos foi colocada à disposição. O aparato estava pronto para receber a aeronave e dar total suporte aos passageiros”, afirmou o secretário, destacando que o tempo de resposta atendeu às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que prevê no máximo cinco minutos para este tipo de ocorrência.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o deputado Carlos Avallone, tranquilizou a todos dizendo que apesar do susto a situação não saiu do controle e todos estão em segurança.
"Aos familiares e amigos que estão preocupados aí com a informação de a pane no nosso voo aqui, eu quero dizer que estamos todos tranquilos, estamos já sobrevoando Barra do Garças e Aragarças. Vamos pousar nos próximos minutos com um problema com o trem de pouso. O trem de pouso não baixou, um deles e nós estamos só aguardando para ter mais segurança lá embaixo e nós vamos pousar nos próximos minutos. Fiquem tranquilos, aqui nós estamos todos tranquilos. Quero só acalmar todo mundo, muito obrigado pela preocupação e se Deus quiser vai dar tudo certo", finalizou.
O incidente reforça a importância do PLEM em Canarana, que permanece atualizado e pronto para garantir segurança em casos emergenciais.