Após o forte temporal que atingiu Porto dos Gaúchos na noite da última terça-feira, 8 de outubro, o prefeito Vanderlei Antônio de Abreu anunciou a decretação de estado de emergência no município.
MAIS RELACIONADAS
O gestor, que estava em Cuiabá, retornou imediatamente à cidade para coordenar as ações de resposta aos danos provocados pelo vendaval.
Em pronunciamento à TV Centro América de Sinop, o prefeito relatou a gravidade da situação.
Clique AQUI e veja imagens dos estragos cusados pelo temporal em Porto dos Gaúchos
Segundo ele, o hospital municipal foi um dos locais mais atingidos, com a cobertura completamente destruída, obrigando a transferência dos pacientes para um hotel da cidade.
“O hospital foi totalmente destruído. Tivemos que transferir os pacientes, e o Claudiomar, proprietário do hotel, gentilmente nos ofereceu uma ala para abrigar todos até que a situação seja resolvida”, explicou Vanderlei.
O prefeito informou ainda que o PSF (Posto de Saúde da Família) também sofreu grandes danos, assim como a sede da Prefeitura, praças, árvores e quadras esportivas. Obras recentes, como a iluminação da entrada da cidade, feita com recursos próprios de aproximadamente R$ 1,7 milhão, foram totalmente comprometidas.
De acordo com Vanderlei, equipes da Energisa trabalham de forma ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, já que diversos postes caíram tanto na área urbana quanto na zona rural.
“A Energisa tem trabalhado 24 horas por dia. A situação é crítica, mas estamos empenhados em restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, afirmou.
O prefeito destacou que técnicos e engenheiros do Governo do Estado devem chegar à cidade nos próximos dias para auxiliar no levantamento dos prejuízos e na elaboração do orçamento para reconstrução das estruturas danificadas.
“Estamos tristes, mas confiantes de que, com o apoio do governo estadual e da população, conseguiremos reconstruir Porto dos Gaúchos”, concluiu.
O prefeito também adiantou que pretende se reunir nos próximos dias com o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta para solicitar apoio emergencial às ações de recuperação do município.
Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 09 de Outubro de 2025 , 14h45 - Atualizado 09 de Outubro de 2025 as 19h14