Offline
MENU
Contaminação por seed coat ameaça algodão brasileiro e exige atenção dos produtores
Contaminação por seed coat ameaça algodão brasileiro e exige atenção dos produtores
Por Administrador
Publicado em 03/11/2025 08:07
Notícias

A presença de fragmentos de seed coat (casca de sementes) no algodão brasileiro tem aumentado, alerta a Abrapa. Por isso, a associação publicou o Comunicado Técnico Nº 04/2025, em 29 de outubro, com orientações para que os produtores reduzam a contaminação.

Compradores e técnicos da área de qualidade identificaram o crescimento do problema e relataram mais ocorrências de seed coat no algodão comercializado. Dessa forma, a Abrapa reforça a necessidade de ações preventivas no campo.

O diretor executivo da Abrapa, Márcio Portocarrero, explica que os fragmentos de casca comprometem a reputação da pluma, tanto no mercado interno quanto no externo.

“Essa reputação resulta da qualidade construída por todos os produtores. Quando há contaminação, é essencial orientar os produtores para identificar causas e resolver problemas em todas as unidades produtivas”, afirma.

O gerente de qualidade da Abrapa, Deninson Lima, complementa que a contaminação reduz o valor da fibra brasileira. “Os fragmentos de seed coat causam atrasos e aumentam a manutenção e a limpeza das máquinas nas indústrias de fiação. Esse custo extra repassa-se ao produtor como deságio”, explica.

Do planejamento ao beneficiamento

A Abrapa divulgou o comunicado estrategicamente no período de planejamento da safra. Assim, os produtores podem evitar a contaminação desde as etapas iniciais da produção.

Além disso, o documento orienta sobre a escolha de sementes que minimizam o problema e destaca cuidados essenciais no beneficiamento. Dessa forma, os produtores conseguem preservar a qualidade do algodão e manter a competitividade da pluma brasileira no mercado.

 

 

 

Redação RuralNews
Publicado em 03 de Novembro de 2025 07h27 - Atualizado as 07h37

 

Comentários