A 12ª edição do Kalunga 2025 teve início nesta sexta-feira, 21 de novembro, em Juara, reunindo capoeiristas, mestres, praticantes e admiradores da cultura afro-brasileira na Praça dos Colonizadores de Juara.
O evento, que seguiu até este sábado, 22, integra atividades culturais, roda de capoeira, curso, apresentações e o tradicional batizado e troca de graduação.
A abertura oficial ocorreu às 20h, com mesa de autoridades, execução do Hino Nacional e apresentação de dança afro realizada pela Academia Espaço Feminino. Antes disso, às 18h, já havia sido realizada a roda de abertura, marcando o início das atividades.
Ainda na primeira noite, foi exibido o filme-documentário “Afro – Uma Jornada pela História dos 11 anos do Kalunga com a Capoeira como Mediadora”, que revisita a trajetória do movimento no município e sua importância na formação cultural e educacional de crianças, jovens e adultos.
Programação de sábado continuou na Praça Central
Neste sábado (22), a programação segue no CRAS e na Praça Central, iniciando às 8h com o curso ministrado pelo instrutor Simpson (CNP), com o tema Introdução ao Maculelê.
A atividade conta com apoio do Mestre Bicudo, que realizará um momento de alinhamento e composição da bateria Urucungo Capoeira.
À tarde, a programação retorna às 15h com uma apresentação cultural de Puxada de Rede. Às 15h30 ocorre a Roda de Aquecimento, seguido do momento mais esperado da edição: o Batizado e Troca de Graduação, que vai das 16h às 18h30.
O Kalunga 2025 reforça a valorização das tradições afro-brasileiras e destaca a capoeira como ferramenta de inclusão, educação e fortalecimento comunitário. O evento já se consolidou como um dos mais importantes do calendário cultural de Juara.
: Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 22 de Novembro de 2025 , 19h09 - Atualizado 22 de Novembro de 2025 as 19h11