Offline
MENU
Troca de comando do Tiro de Guerra 09/005 marca noite solene na câmara de vereadores de Juara
Troca de comando do Tiro de Guerra 09/005 marca noite solene na câmara de vereadores de Juara
Por Administrador
Publicado em 04/12/2025 08:01
Notícias

A noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, foi marcada por uma cerimônia especial no auditório da Câmara de Vereadores de Juara: a troca de comando do Tiro de Guerra Alves Reolon, 0/005.

O 1º Sargento Marcelo Jorge Damasceno assumiu oficialmente a chefia de instrução da unidade, substituindo o Subtenente Robison da Silveira Valejo, que esteve à frente do TG no biênio 2024/2025.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Comandante da 9ª Região Militar, General de Brigada Jason Ferrari Risso; o Sargento Zulpo, comandante do TG de Juína; o Tenente Monteiro, da 13ª Delegacia do Serviço Militar; além do prefeito Nei da Farmácia, vereadores, imprensa e convidados.

Após ser empossado, Damasceno concedeu entrevista exclusiva ao Show de Notícias, destacando sua alegria e os desafios que assume com o novo cargo. Ele agradeceu à família, à equipe do Tiro de Guerra e parabenizou o Subtenente Valejo pelo trabalho realizado ao longo do biênio.

“Estou muito feliz. Primeiramente, gostaria de externar minha felicidade em ter sido nomeado chefe de instrução do Tiro de Guerra de Juara. Agradeço a Deus, ao subtenente Valejo pelo excelente trabalho, e a toda equipe, como a senhora Meire, da Junta de Serviço Militar, e o cabo R2 Edenilson, que ajudam muito no dia a dia”, afirmou.

Primeiras ações da nova gestão

Damasceno destacou que as atividades já começam com intensidade, com o início do Exercício de Apresentação da Reserva (Exar). Ele reforçou que todos os militares licenciados entre 1º de dezembro de 2020 e 30 de novembro de 2025 devem realizar sua apresentação obrigatória.

Segundo o novo chefe de instrução, os quatro primeiros anos de apresentação podem ser feitos pela internet, por meio do site exarnet.eb.mil.br, enquanto no quinto ano o procedimento deve ser presencial, em uma junta de serviço militar ou organização militar da ativa.

Outra atividade importante será a seleção complementar, prevista para fevereiro, quando os jovens que participaram da seleção geral em setembro retornarão ao TG para a fase final antes da matrícula, marcada para o início de março.

Adaptação a Juara

Recém-chegado ao município, Damasceno afirmou estar surpreso positivamente com a cidade e já se sente acolhido.

“Juara é uma cidade espetacular. Antes de chegar, eu imaginava que fosse menor, mas me surpreendi com o desenvolvimento. Minha esposa está muito feliz, e eu também. Espero dar continuidade ao excelente trabalho do Subtenente Valejo”, destacou.

Ao final, o novo comandante agradeceu a recepção e desejou bênçãos para o biênio 2026/2027, período em que estará à frente do Tiro de Guerra 0/005 de Juara.

 

 

 

Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 04 de Dezembro de 2025 05h54 - Atualizado as 05h57

 

Comentários