Nesta segunda-feira, dia 12 de janeiro, uma equipe da empresa Consol, Engenheiros Consultores, que presta serviço para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA) esteve na região de Águas Claras e Paranorte com o objetivo de localizar as cascalheiras que irão fornecer o material para a obra de pavimentação asfáltica da rodovia MT-338/17.
Inicialmente será pavimentado um trecho de aproximadamente 24,5 quilômetros entre Juara e o distrito de Águas Claras.
Clique AQUI e veja matéria em vídeo exclusiva do Show de Notícias sobre o assunto
A visita faz parte das etapas iniciais do projeto de asfaltamento, que começou a ser articulado ainda em 2020 por iniciativa dos empresários do agronegócio Diego e Douglas Paz de Barros.
Na época, eles deram o pontapé inicial para a arrecadação de recursos destinados à elaboração do projeto técnico, com o objetivo de viabilizar a pavimentação dessa importante via que liga Juara à MT-417, em direção a Nova Monte Verde, e também à MT-338, seguindo no sentido Beira-Rio, com acesso a Juruena.
Desde então, a mobilização foi crescendo e contou com a participação de produtores rurais, empresários e moradores da região, que contribuíram de diversas formas.
Em 2021, um dos marcos dessa campanha foi a realização de um leilão beneficente na Fazenda Mandassaia, onde animais doados, além de outras contribuições, incluindo artesanato indígena, foram vendidos e toda a arrecadação revertida para o custeio do projeto de engenharia.
Ao longo dos anos, diversas reuniões foram realizadas em Cuiabá com o governador Mauro Mendes, o vice-governador, deputados estaduais e técnicos da SINFRA, até que, passo a passo, o projeto foi avançando.
Em 20 de julho de 2025, durante encontro dos produtores e autoridades do município com o governador do estado, Mauro Mendes autorizou a licitação do primeiro trecho da rodovia entre Juara e Águas Claras.
Posteriormente, em 12 de dezembro de 2025, durante visita oficial do governador a Juara, foi assinada a autorização para a abertura do processo licitatório, com investimento estimado em R$ 57,9 milhões.
Agora, com o projeto em fase preliminar de execução, os técnicos da SINFRA iniciaram os trabalhos de campo para identificar as jazidas de cascalho que serão utilizadas na terraplanagem da estrada.
Nesta etapa, a equipe apenas fez o mapeamento e a localização dos pontos. O produtor rural Valdinei Semensato, popular Dinei de Águas Claras, acompanhou a equipe na visita às Cascalheiras.
A próxima fase será a vinda de outra equipe especializada para realizar a calagem do solo e a análise do tipo e da qualidade do material existente em cada jazida, definindo quais áreas poderão ser efetivamente exploradas para atender às necessidades da obra.
Aparicio Cardozo
Publicado em 13 de Janeiro de 2026 , 08h01 - Atualizado as 08h14