A queda de um raio na área Central de Brasília deixou feridos entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que estão reunidos no Eixo Monumental, em Brasília, nas proximidades do Memorial JK.
O Corpo de Bombeiros informou que 89 pessoas receberam algum tipo de atendimento no local, das quais 47 foram encaminhadas para hospitais da região. Onze delas demandaram "maiores cuidados médicos", segundo a corporação. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram bombeiros prestando atendimento.
Os manifestantes estavam no local aguardando o desfecho da caminhada organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) pela liberdade do ex-presidente, que está preso na Papudinha após ser condenado por tentativa de golpe de Estado.
O ato
O ato ocorre sem as presenças d ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, participou de uma oração ao lado de Nikolas nesta manhã, e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que está em Israel. Ambos demonstraram apoio à manifestação.
Nikolas e aliados percorreram cerca de 240 quilômetros a partir de Paracatu e encerraram a caminhada na Praça do Cruzeiro, a seis quilômitros do Palácio do Planalto, que foi cercado por grades.
O grupo também defende que o Congresso derrube os vetos do presidente Luiz Inácio a Lula da Silva ao projeto da dosimetria, que reduz penas de Bolsonaro e outros condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Durante seis dias, os manifestantes atravessaram trechos de Minas Gerais e Goiás, acompanhado por forças de segurança. Segundo Nikolas, o trajeto teve caráter simbólico e buscou mobilizar apoiadores contra decisões judiciais que considera injustas.
A manifestação ocorreu sob reforço do policiamento do Distrito Federal. Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu protestos em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda, onde Bolsonaro está detido, e autorizou a retirada imediata de manifestantes que descumprissem a determinação.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) declarou apoio à mobilização nas redes sociais e participou de um momento de oração com o deputado na manhã deste domingo.
Em publicações, afirmou que “Deus tem algo muito grande para a nossa nação através da vida” de Nikolas Ferreira e citou passagens bíblicas em referência ao ato.
Por Bruna Lessa ? Brasília
Publicado em 26 de Janeiro de 2026 , 05h52 - Atualizado as 06h03