Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Juara combateu um incêndio de grandes proporções na chácara Burato, localizada na Linha dos Barbosas, na noite desta segunda-feira, dia 25 de maio.
Segundo informações repassadas por um cabo da corporação, a ocorrência foi registrada por volta das 22h00, quando a equipe foi acionada para atender um suposto incêndio em residência. Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o fogo atingia um ateliê de artesanato em madeira.
De acordo com o militar, as chamas já haviam tomado grande parte da estrutura quando a guarnição iniciou o combate ao incêndio.
O bombeiro explicou que o trabalho exigiu grande esforço da equipe para evitar que o fogo se espalhasse para outras áreas da propriedade e causasse uma tragédia ainda maior.
No entorno do barracão atingido havia árvores, galinheiro, uma casa na árvore e outras residências próximas, aumentando o risco de propagação das chamas. Para controlar a situação, os bombeiros concentraram o combate no foco principal do incêndio e fizeram o isolamento das áreas ameaçadas.
Conforme relato do militar, o incêndio começou após o proprietário atear fogo em restos de madeira e resíduos do ateliê. As chamas acabaram fugindo do controle e atingiram a estrutura do barracão.
O Corpo de Bombeiros reforçou que a prática de colocar fogo em resíduos é proibida durante todo o ano, especialmente neste período de estiagem, quando os riscos de incêndios aumentam significativamente.
O cabo destacou ainda que, entre os dias 1º de julho e 30 de novembro, o período é considerado crítico para queimadas, mas lembrou que a proibição vale em qualquer época.
Durante o atendimento, foi utilizado o único caminhão de combate a incêndio disponível na unidade de Juara, com capacidade para cinco mil litros de água. Segundo o bombeiro, toda a carga do caminhão foi utilizada na primeira etapa do combate.
Sem apoio imediato para reabastecimento no local, a equipe precisou deixar a ocorrência momentaneamente, retornar até um ponto de captação da Águas de Juara para abastecer o veículo e depois voltar à chácara para finalizar o combate e realizar o trabalho de rescaldo.
A ocorrência foi atendida por três bombeiros militares, entre eles o condutor da viatura e uma auxiliar da equipe.
Apesar dos danos materiais provocados pelo incêndio, ninguém ficou ferido.
: Show de Notícias
Publicado em 26 de Maio de 2026 , 15h36 - Atualizado 26 de Maio de 2026 as 15h40