Offline
Juara participa essa semana em Cuiabá do ACRICORTE, evento voltado para discutir o mercado da agropecuária.
Notícias
Publicado em 06/05/2019

Mato Grosso recebe nesta semana profissionais renomados nas áreas de economia, pecuária de corte e tecnologia para debater com produtores rurais e frigoríficos as tendências do mercado da carne bovina. O AcriCorte, evento com o objetivo de levar conhecimento, discussões e promover o debate sobre temas relevantes da cadeia produtiva da carne, será realizado em Cuiabá, nos dias 09 e 10 de maio, no Cenarium Rural.

A prefeitura de Juara, os Sindicato Rural e ACRIVALE já confirmaram participação no evento, devendo levar o nome do município num ambiente

Uma feira de negócios e mais de 15 de palestras e painéis de discussões, o AcriCorte, realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), traz para Mato Grosso profissionais como o economista Ricardo Amorim, o publicitário José Luiz Tejon, a especialista em mercado da carne Andréa Veríssimo e o professor Roberto Roça. Ao todo, são 13 convidados e mais de 30 empresas e instituições parceiras.

O Instituto Mato Grossense da Carne (IMAC) é um dos patrocinadores master da feira. O presidente do IMAC, Guilherme Linares Nolasco, explica que está entre as prerrogativas do instituto a promoção da carne bovina por meio de pesquisas e eventos que busquem o desenvolvimento do setor.

“Identificamos a qualidade do conteúdo técnico e dos parceiros presentes nesta primeira edição do AcriCorte e vimos a oportunidade de participar das discussões acerca do mercado da carne bovina, que é o nosso negócio. O IMAC acredita em iniciativas que proporcionem o conhecimento para o desenvolvimento de todos os integrantes da cadeia produtiva, do produtor ao consumidor”.

De acordo com o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, o Acricorte marca o início de uma nova fase da pecuária mato-grossense, especialmente em um momento que lidera o ranking de produtividade no Brasil. “Fechamos importantes parceiras para a realização do Acricorte que, certamente, vai marcar um novo tempo da pecuária de corte. Percebemos que a busca por informação, qualificação e investimento em tecnologia tem crescido no setor e nosso intuito é fortalecer ainda mais a cadeia, propiciando o acesso ao conhecimento. Focamos em uma programação para que o produtor possa aplicar as informações no dia a dia das fazendas, aumentando a produtividade e, assim, seguirmos como maior rebanho do Brasil”, afirma o presidente da Acrimat.

Entre as palestras, o publicitário José Luiz Tejon, especialista em agronegócio e autor de 33 livros, traz aos participantes as tendências do mercado da carne. Embasada em uma pesquisa com consumidores, encomendada pelo IMAC, Tejon apresenta a palestra “Os desafios da carne: como agregar valor sem perder a popularidade”, apontando as principais demandas identificadas.

Com foco no mercado externo, a médica veterinária e consultora de mercado Andréa Veríssimo apresenta a palestra “Mato Grosso: vislumbrando o mercado da carne hoje e no futuro”, uma perspectiva das demandas atuais e das tendências com relação ao consumo mundial da carne.

Para o presidente do IMAC, Guilherme Nolasco, apresentações como essas são norteadoras para quem produz carne. “É uma forma de promover a interação entre pecuaristas, indústrias e demais fornecedores da cadeia produtiva buscando soluções para seus negócios. O IMAC atua justamente para o desenvolvimento e fomento da cadeia da carne de Mato Grosso”.

 

Confira a programação:

 

09 de maio - dia 1 | quinta-feira

 

Bloco I

 

07h30 - 08h - CREDENCIAMENTO

 

08h - 09h - SOLENIDADE DE ABERTURA

 

09h - 10h

 

CENÁRIO POLÍTICO NA AGROPECUÁRIA - por Ricardo Amorim

 

10h - 10h30 - INTERVALO

 

10h30 - 11h30

 

OS DESAFIOS DA CARNE: COMO AGREGAR VALOR SEM PERDER A POPULARIDADE - por José Luiz Tejon

 

Bloco II

 

13h30 - 14h30

 

O QUE É CARNE DE QUALIDADE? – por Roberto Roça

 

14h30 - 15h30

 

MATO GROSSO: VISLUMBRANDO O MUNDO DA CARNE DE HOJE E DO FUTURO - por Andrea Veríssimo

 

15h30 - 16h15

 

O FUTURO DAS PROTEÍNAS: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PARA A CARNE BOVINA - por Márcia Dutra Barcellos

 

16h15 - 16h45 - INTERVALO

 

16h45 - 17h45 - PAINEL DE DISCUSSÃO

 

17h45 - 18h – ENCERRAMENTO

 

10 de maio - dia 2 | sexta-feira

 

Bloco I

 

8h - 8h50

 

O TÉCNICO E O PRÁTICO PARA MAXIMIZAR O LUCRO NA PROPRIEDADE - por Marco Gambale

 

8h50 - 9h50

 

CIRCUITO BAIANO DE QUALIDADE DE CARNE - por Paulo Wildberger

 

9h50 - 10h20 - INTERVALO

 

10h20 - 11h10

 

SOFTWARE BIA - PRODUTO NELORE DE QUALIDADE DO MUNDO - por Liliane Suguisawa

 

11h10 - 12h - PAINEL DE DISCUSSÃO

 

Bloco II

 

13h30 - 14h15

 

CARNE DE QUALIDADE, UMA NOVA DEMANDA PAR A PECUÁRIA BRASILEIRA - por Roberto Barcellos

 

14h15 - 15h

 

MARCADORES MOLECULARES PARA CARNE DE QUALIDADE - por Henrique Ventura

 

15h - 15h30 - INTERVALO

 

15h30 - 16h30

 

DDG's DE MILHO: ENERGIA LIMPA E ALIMENTO SAUDÁVEL | EXPERIÊNCIAS NA NUTRIÇÃO DE BOVINOS - por Breno Luna e Juliano Dalcanale

 

16h30 - 17h15

 

NOVAS GRAMÍNEAS (Embrapa) - por Rodrigo A. Barbosa

 

17h15 - 18h - PAINEL DE DISCUSSÃO

 

18h - ENCERRAMENTO

 

 

Fonte: Diretoria de Imprensa - Prefeitura

Comentários
Comentário enviado com sucesso!