Offline
Secretaria de Estado de Saúde promove campanha na prevenção das hepatites
08/07/2019 10:59 em Notícias

Este ano a Campanha Julho Amarelo fará referência ao dia 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, reforçando as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. As hepatites são classificadas por letras do alfabeto, variando quanto às inflamações no fígado que podem ser causadas por vírus, drogas ou ainda o mal uso de alguns remédios.

Esta pode ser uma doença silenciosa, tanto que pacientes acabam se dando conta de que estão infectados quando ela já está em um estado avançado, como cirrose ou câncer de fígado. Os sintomas podem se manifestar em forma de enjôo, vômitos, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos com o resultado dentro de uma hora. A vacina é uma das formas de prevenção contra hepatites do tipo A, B e D. Para os demais tipos, o tratamento deve ser indicado por um médico.

A doença se prolifera devido a condições precárias de saneamento básico e higiene pessoal. Alicates de unha e objetos cortantes ou perfurantes também podem transmitir o vírus. Para se prevenir, recomenda-se utilizar preservativos durante relações sexuais e não compartilhar instrumentos de higiene básicos.

 

 

Fonte: Redação - Sapicuá Rádio News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!