Estado e município formarão força tarefa para regularização dos assentamentos rurais.
13/09/2019 09:48 em Notícias

O prefeito Carlos Sirena, os vereadores Léo Boy, Flavinho, Chico do Indea, Ulliane Macarena, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juara, Maria Aparecida Teles de Brito, o presidente da Associação Toca da Onça, Linha 03 do PA Vale do Arinos, José Paulo, o presidente da Associação do São José do Escondido, Senhor Antônio, secretário de agronegócio e meio ambiente, Mauro Dirami e assentados do PA Vale do Arinos, estiveram reunidos em Cuiabá com o superintendente do INCRA, senhor Ivanildo Teixeira Thomas e equipe técnica do Instituto de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso, para discutir problemas das assentamentos do interior do município.

A reunião aconteceu na sede da Superintendência do Incra e contou também com a presença de procuradores e técnicos do Incra das áreas de georeferenciamento e titulação

Com relação ao Assentamento São José do Escondido, no PA Vale do Arinos, ficou estabelecido que a área que estava deslocada não será modificada, e, a partir de agora, parte para a realização do georeferênciamneto para conseguir a regularização fundiária.

O superintendente do Incra disse que o órgão não tem disponibilidade financeira para realizar esse trabalho e que os produtores devem se reunir e, através da associação, prefeitura ou governo do estado, ou mesmo do projeto terra limpa, buscar uma solução para o problema.

Sobre as estradas dos assentamentos, ficou definido que a prefeitura deverá fazer os projetos para recuperação, cascalhamento, construção e reforma de pontes, para apresentar ao órgão, que irá buscar emendas para a execução dos mesmos.

Ficou definido ainda, que será montada uma força tarefa, com advogados da prefeitura, da Câmara e Incra, para acompanhamento dos processos e lutar pela regularização.

O vereador Chico do Indea disse que ficou muito satisfeito com a reunião, pela possiblidade de regularizar a situação o mais rápido possível.

“Foi uma grande conquista para essas famílias, que, a partir da titulação poderão conseguir inclusive financiamentos para incentivo à produção e investimento. Havia uma preocupação por que o Incra ainda não pagou a área por inteiro e que poderia acontecer uma reintegração de posse, mas essa possiblidade ficou descartada, pois há uma segurança de que não existe essa possibilidade, que a terra já foi desapropriada e que a discussão agora é com relação a valores”. Disse o vereador.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Teles de Brito, a reunião foi um sucesso e que a presença do prefeito foi muito importante, pois ele passou a conhecer melhor os problemas e que está disposto a ajudar na luta dos assentados.

 

 

Fonte: Prefeitura de Juara-MT

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!