Audiência pública para debater os serviços da Energisa faz o tempo esquentar na Assembleia Legislativa
16/10/2019 08:05 em Notícias

A audiência pública para debater a qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica, realizada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, foi marcada por tensão, bate-boca e troca de farpas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do DEM, declarou que a Energisa não respeita os consumidores de Mato Grosso e que os serviços prestados pela empresa têm sido de péssima qualidade.

“O povo de Mato Grosso não vai aceitar esse tipo de usurpação. Respeite o povo de Mato Grosso. Há insatisfação generalizada”, protestou Botelho.

Já a superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona, explicou que às reclamações contra a empresa chamam a atenção para a péssima qualidade dos serviços prestados pela concessionária, que segundo ela, é extremamente prejudicial ao consumidor.

Ela que em 2018, o Procon recebeu cinco mil 787 reclamações sobre energia elétrica e mais quatro mil 749 por cobranças indevidas ou abusivas. Já neste ano, até setembro foram registradas quatro mil 828 reclamações sobre energia e mais quatro mil e 23 sobre cobranças indevidas ou abusivas.

Por outro lado, o presidente da Energia, Riberto Barbanera garantiu que Mato Grosso tem uma das tarifas mais baratas do país, em comparação com os outros estados.

“Precisamos acabar com a ideia de que Mato Grosso tem a tarifa elétrica mais cara do Brasil. Nós ocupamos hoje a 23ª posição no ranking das tarifas. Existem 22 concessionárias no país com o custo de tarifa maior do que Mato Grosso”, disse presidente da concessionária, que foi vaiado durante seu tempo de fala.

O deputado estadual Elizeu Nascimento, da Democracia Cristã, apresentou no início deste mês o requerimento para abertura de uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis irregularidades da concessionária, quanto ao aumento abusivo nas contas de energia elétrica nos municípios do estado, bem como o enxugamento nos quadros de funcionários e a má prestação dos serviços.

Com 18 assinaturas favoráveis a abertura da investigação, a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa emitiu parecer favorável à instalação da CPI. Na ocasião, o presidente da Casa de Leis determinou a indicação dos membros que vão compor a nova comissão, dando prazo de cinco dias para que os blocos parlamentares indiquem os integrantes do grupo.

Em todo o Estado existem mais de mil e 400 de unidades consumidoras. A Energisa está em Mato Grosso desde 2014, e nesse período de quatro anos já fez um investimento que chega a quase três bilhões de reais. Hoje a empresa, segundo Barbanera, tem mais de dois mil e 500 funcionários, sem contar os terceirizados.

 

 

Fonte: Sapicuá Rádio News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!