Prefeitura de Sinop consegue aprovação para construir novo parque com investimento de R$13,6 milhões
22/07/2021 15:49 em Notícias

O projeto do parque urbano municipal “Jardim Botânico” foi finalizado e recebeu a aprovação pelos órgãos competentes e pela Caixa Econômica Federal, para que possa ir para a próxima fase, de licitação da obra. A unidade será construída na reserva R-3, onde atualmente está instalado o viveiro municipal, que é delimitado pelas avenidas dos Flamboyants, Itaúbas, Sibipirunas e rua dos Abacateiros. O recurso para a construção é de emenda parlamentar do Senador Wellington Fagundes, no valor de 13,6 milhões de reais, por meio de convênio da prefeitura com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O projeto foi redesenhado nessa gestão do prefeito Roberto Dorner, pelas equipes do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), para que pudesse ser aprovado, e contou com apoio das demais secretarias, além do projeto Floresta Urbana, UFMT e Unemat, que auxiliaram com ponderações sobre a escolha da vegetação adequada e como tornar o parque sustentável.

O parque terá, entre os principais itens de sua estrutura: 6 quadras de areia; 2 pórticos de entrada; 3 quadras poliesportivas; 1 quadra de tênis, 2 banheiros; 1 prédio administrativo, com auditório para 150 pessoas; mobiliário urbano do parque, como quiosques, lixeiros e mais de 500 bancos; iluminação; parques infantis; ilhas com equipamentos de ginástica; paisagismo, entre outros itens. Além disso, será feita drenagem, pavimentação, passeio público e sinalização viária no parque.

O diretor do Prodeurbs, Waldomiro Teodoro dos Anjos, explicou que o parque também contará com uma questão importante. “O parque será sustentável, ou seja, a iluminação dos postes e demais itens que demandem eletricidade, serão alimentados por energia solar, gerada por placas fotovoltaicas instaladas no estacionamento. Todo parque será acessível, com normas de acessibilidade, como piso tátil, inclinações de rampas para cadeirantes e braile”, pontuou.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) afirmou que toda região será beneficiada. “Tenho a certeza de que esse parque vai contribuir para melhorar a vida da população, que precisa, cada vez mais, de uma área verde onde possa contemplar a natureza, descansar e fazer suas atividades de esporte e lazer. Isso é fundamental. Sinop é hoje uma das cidades que mais crescem no país. Mas esse crescimento tem que ser ordenado, planejado de forma a garantir a qualidade de vida da população”, defende o parlamentar.

Além da reserva R-3, também será feito paisagismo com arvores da região e um PRAD (programa de recuperação de área degradada), onde serão recuperadas as reservas R-1, R-2 e R-4. Mais de 11 mil mudas serão plantadas nessas áreas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NORTÃO NOTÍCIAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!