O Suplente de senador, médico e empresário, Jorger Yanai, está articulando a pré- candidatura ao senado Federal por Mato Grosso no pleito desde ano pelo democracia d Crista, partido de direita.
Jorge Yanai , irá provavelmente; enfrentar na disputa o titular de sua atual suplência no caso Wellington Fagundes PL. Apesar de ser o primeiro suplente da chapa , Yanai não assumiu o cargo ao longo desta legislatura de oito anos, que termina no dia 31 de dezembro, mas em outro mandato já assumiu como senador.
Yanai que é um dos empresários e médico mais respeitados de Sinop quer agora ser o senador titular de uma das três cadeiras do estado de Mato Grosso no Congresso.
A estratégia política dele é provar nas articulações partidárias o poder de crecimento nas intenções de voto.
Primeiro por que não há rejeição ao nome dele, depois pelo bom desempenho nas ultimas eleições municipais da maior cidade do norte do estado, quando recebeu quase 15 dos votos válidos para a chefia do poder executivo municipal.
Apesar de estar em um partido de direita, Yanai é respeitado também pela esquerda, e na falta de candidatos capazes de concentrar estes votos, eles poderiam migrar para o médico, que poderá se destacar na campanha oficial pelo fato de ser ficha limpa, ou seja não existem contra ele , denuncia, investigações ou processos, mesmo já tendo exercido cargos públicos.
Yanai foi o primeiro senador brasileiro de origem japonesa. Ele esteve como senador por Mato Grosso em 2010, após ter sito eleito como suplente e assumindo o cargo após o afastamento do titular por problemas de saúde.
Antes, foi deputado estadual e líder do governo da época na assembleia Legislativa, com poder de articulação elogiado por ambas as bancadas.
O fato de ter uma vida pública limpa sem polêmica ou investigações, pode ajudar Yanai a conquistar os eleitores do estado diante de adversários
com os mais variados tipos de problemas e polêmicas, como Neri, Wellington Fagundes e Antônio Galvan.
NORTÃO NOTICÍAS MT...