Um pecuarista de Juara teve que ser trazido as pressas para o Hospital Municipal de Juara na tarde deste domingo, dia 19 de fevereiro, em sua fazenda, localizada na região de Paranorte, por ter sido picado por uma cobra da espécie jararaca.
De acordo com uma fonte do Show de Notícias, TC foi socorrido por familiares e a ambulância do SAMU foi ao seu encontro para prestar os primeiros socorros, uma vez que seu estado era considerado grave, devido a distancia da Fazenda até Juara, que aumentou a demora para o atendimento médico.
Segundo familiares, ele tinha na fazenda o especifico pessoa, usou o medicamento até ser medicado no Hospital Municipal com o soro antiofídico.
O paciente continua internado no Hospital Municipal de Juara e, segundo informações, seu estado de saúde é estável.
Todos sabem que a região é propicia a criação de serpentes, devido as matas e locais de pastagens, por isso é preciso ter muito cuidado, principalmente, usando roupas adequadas e botas.
Acidentes com pessoas picadas de cobra são comuns na região. O mais recente aconteceu com o Padre Everaldo de Porto dos Gaúchos, que chegou ficar internado no hospital da cidade por alguns dias. Por sorte o religioso estava mais próximo do socorro, por isso sua recuperação foi mais rápida, mas, mesmo assim ficou alguns dias hospitalizado sob cuidados médicos.
A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.
Características da jararaca
A jararaca pertence à família das víboras neotropicais. Por esse motivo, ela se localiza através da temperatura de um lugar pelas suas fossetas loreais, que se encontra entre os olhos e a narina. Esse sensor é o que possibilita que a jararaca cace de noite e identifique melhor sua presa.
Com um comprimento que pode chegar até 1,20 metros na fase adulta, a jararaca pode pesar até 2 kg. É uma cobra terrestre e que é mais ativa na época de altas temperaturas. Durante os períodos frios, a jararaca se esconde em buracos para fazer seu processo de digestão, o que a deixa mais lenta.
Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 20 de Fevereiro de 2023 , 07h21 - Atualizado as 07h24