A 11ª etapa do programa Acrimat em Ação passou por Juara no último sábado, dia 01 de abril, trazendo conhecimento para os pecuaristas do Vale do Arinos, que estiveram reunidos para ouvir a palestra com o tema “O que realmente importa para ter lucro na pecuária”, com o palestrante Antônio Chaker Neto, graduado em zootecnia e mestre em produção animal, que trouxe exemplos práticos de como aumentar o lucro da porteira para dentro.
Com 1.002.000 cabeças de gado bovino e bubalino, Juara está entre os 03 municípios com os maiores rebanhos do estado de Mato Grosso e entre os 10 maiores do Brasil.
Seis dos nove municípios que receberam o Acrimat em Ação na semana ´passada, estão entre os 20 maiores rebanhos de Mato Grosso. Juara, Juína, Colniza, Aripuanã, Brasnorte e Castanheira, somando tem um rebanho com mais de quatro milhões de cabeças de gado. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O primeiro município a receber foi São José do Rio Claro, na quinta-feira (23), que abriu as portas para mais de cem pecuaristas e interessados no assunto. Já na sexta-feira (24), foi a vez de Brasnorte, que recebeu cerca de 150 pessoas. O município conta com um plantel de mais de meio milhão de cabeças.
Juara é o município que ocupa a 3ª posição no ranking mato-grossense e cerca de 250 pessoas participaram do Acrimat em Ação, que aconteceu no salão de eventos da Acrivale e contou com pecuaristas, profissionais da área e estudantes do ramo.
O palestrante Antônio Chaker, graduado em zootecnia e mestre em produção animal, trouxe exemplos práticos de como aumentar o lucro da porteira para dentro, que palestrou sobre o tema “O que realmente importa para ter lucro na pecuária”, falou com exclusividade ao Show de Notícias.
O lucro de uma fazenda não vem só do valor de venda, mas de três pontos, que são: gente, gestão e por produção e as vezes as pessoas acham que vem só do valor de venda e hoje eu vim aqui pra mostrar que além do valor de venda também são decisivos. Destacamos por exemplo, como que podemos passar por esse cenário de baixa de valores, melhorando a eficiência no campo e tendo alta lucratividade na venda de gado”, destacou Chaker.
Para o primeiro vice-presidente da Acrimat, o pecuarista de Juara, Luiz Fernando Conte, a presença do programa Acrimat em Ação de Juara, avalia que já passaram tantos temas para a agropecuária de Juara, faz com que o pecuarista olhe a pecuária por outro prisma, pois o pecuarista é ávido por informação, que vai aplicar na propriedade e passará a ter mais lucro a partir dos conhecimentos adquiridos.
Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 03 de Abril de 2023 , 06h49 - Atualizado as 07h18