Offline
MP instaura procedimento para esclarecer possível retirada parcial ou total dos ipês da Avenida Rio Arinos.
Notícias
Publicado em 24/08/2023

Com base na divulgação da Câmara de Vereadores de Juara, feita através de transmissão da sessão legislativa desta segunda-feira, dia 21 de agosto, o promotor de justiça da Primeira Promotoria Cível da Comarca, Dr. Herbert Dias Ferreira, instaurou procedimento nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, solicitando esclarecimentos da prefeitura do município, sobre como pretende realizar a extensão da ciclovia da Avenida Rio Arinos desde o semáforo do entroncamento da Avenida Ayrton Senna até as proximidades da ACRIVALE, Lago Contemplativo “Geraldão”, e que para isso, será suprimida total ou parcialmente a arborização da via pública em questão, especialmente as espécies de Ipês amarelos que há muito estão no local.

Assim, como diligência preliminar para elucidação dos fatos e verificação da necessidade de adoção de providências, o promotor determinou que seja expedido ofício ao prefeito de Juara Carlos Sirena, para que, no prazo de 10 (dez) dias, se manifeste sobre o caso, apresentando a documentação que eventualmente embasa a resposta, esclarecendo se a notícia propalada é verídica, e, em caso afirmativo, quais motivos justificam a retirada dos Ipês em questão, que encaminhe o projeto da pretendida ciclovia, como por exemplo: projeto arquitetônico, especificações e documento lavrado por profissional técnico que ateste a inviabilidade de conformação do traçado com as espécies arbóreas existentes e/ou laudo técnico sobre a necessidade de retirada de árvores.

O Show de Notícias entrou em contato com o secretário de cidade, Salvador Pizzolio, questionando sobre o tipo de serviço que será feito naquele trecho da Avenida e ele nos respondeu que serão refeitos os meios fios, sarjetas, calçadas e passeios, do mesmo molde construídos no trecho entre o semáforo da Ayrton Senna e a Praça dos Colonizadores.

Salvador explicou ainda, que serão implantados postes mais baixos com lâmpadas de led, para melhorar a iluminação público do trecho

Segundo Salvador, o meio fio quase inexiste, por isso será construído novo. A grama também será substituída por um novo gramado, uma vez que, tem vários pontos que elas já não existem.

Com relação aos Ipês, o secretário explicou que existem algumas árvores com problemas de estrutura e essas, possivelmente, serão retiradas e as outras só serão sacrificadas em caso de extrema necessidade.

Ele disse que serão preservadas o máximo de arvores possíveis, evitando danos, mas que, possivelmente, algumas terão de ser retiradas.

“Serão retiradas poucas arvores, já que algumas estão com problema no tronco, correndo risco de cair nas próximas chuvas, mas será o mínimo de intervenção”. Finalizou o secretário.

 

 

 

 

 

 Show de Notícias com informações
Publicado em 23 de Agosto de 2023 21h48 - Atualizado 23 de Agosto de 2023 as 21h55

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!