O temporal com fortes chuvas e ventos, que se abateu sobre Juara na noite de domingo, dia 15 de outubro, deixou um rastro de destruição e prejuízo na cidade.
Várias arvores foram arrancadas, poste quebrou, cabos e energia se romperam causando pânico pra quem passava pela Avenida Rio Arinos, devido as faíscas e chamas provocadas pelo choque entre os fios e uma caminhonete ficou bastante danificada ao ser atingida por um ipê amarelo, que caiu que passava pela Avenida Rio Arinos.
Mas o casal de idosos, Maria José de Oliveira Borges, 69 anos de idade, e Cosme Borges, 60 anos, tiveram a sua horta descoberta com o vento, que levou a cobertura de dois barracões, onde são produzidas hortaliças que abastecem grande parte do mercado de Juara.
Clique no link e geja o vídeo https://youtu.be/68isVh9DqJ
A horta fica localizada numa chácara de 12.000m², que fica aos fundos do residencial Bandeirantes, onde eles cultivam alface hidropônica, agrião, chicória, almeirão, espinafre, alho, cebola, rúcula, entre outros.
A horta já estaca produzindo 4.500 pés de verduras e legumes e a previsão agora e aumentar a produção para 8.000 pés.
O Show de Notícias esteve no local para conferir os prejuízos causados e conversou com a senhora Maria José, que estava bastante abalada pelos prejuízos que tiveram e que conta com a ajuda da população para se reerguer e voltar a produzir novamente, já que a horta é de onde tiram o sustento.
Dona Maria explica que havia acabado de construir uma estufa nova, que ainda não tinha nada plantado, mas outra mais antiga, que já estava produzindo, também foi descoberta.
Ela explicou que os prejuízos são grandes, pois ainda está pagando dividas da segunda estufa, em uma loja de materiais de construção da cidade e para construir a nova, foram ao Sicredi e conseguiram um financiamento de R$ 6.000,00 (seis mil reais), que ainda não foram pagos.
A produtora explica que a dificuldade é maior agora, por que a Cooperativa de Crédito Sicredi Univales, já concedeu o crédito e agora fica difícil voltar à agencia para pedir novo empréstimo.
Dona Maria disse que confia na ajuda da população de Juara para conseguir reconstruir a sua estrutura e voltar a produzir novamente, já que ele mesma já ajudou muita gente, contando com a colaboração do comércio e de pessoas de Juara.
Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a dona Maria, através dos seus contatos ou pessoalmente na sua residência, que fia ao lado do empreendimento.
Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 18 de Outubro de 2023 , 07h37 - Atualizado as 07h52