A creche mais antiga de Juara, a Madre Paulina, localizada no Bairro Jardim Califórnia, que também é chamado de Bairro da Creche, dispensou as crianças após detectar um leve surto de doenças contagiosas, entre elas a síndrome chamada de mão-pé-boca.
A decisão foi tomada após relatos do diretor, que percebeu crianças apresentando sintomas característicos da doença, que incluem, febres, feridas na cavidade oral e erupções nas mãos e pés.
Segundo Melaine, pediatra do município, em vídeo divulgado no final da tarde desta terça-feira, dia 14, a doença mão pé e boca, é viral, com um ciclo de cerca de 07 dias, que pode ser transmitida por, através de fezes, saliva, secreção, tosse e coriza.
Ela começa com um quadro febril e pode evoluir para feridas nas mãos, nos pés e nádegas e não tem um tratamento especifico, sendo que é indicado o isolamento das crianças, para evitar o contagio e transmissão para os colegas.
A pediatra pede para os pais ficarem atentos e, em algum caso suspeito com seus filhos, entrar em contato a escola e sistema de saúde.
Segundo informações, não há motivo para pânico, mas é importante ter cuidado com a higiene das crianças, que é uma forma de evitar o contágio.
Não houve uma manifestação do município, sobre o período de paralização das aulas.
Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 15 de Novembro de 2023 , 06h36 - Atualizado as 06h40