Com o final da chamada “janela”, que foi dia 05 de abril, para que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, pudessem trocar de partido político sem perder o mandato, para quem tiver interesse em concorrer às Eleições Municipais deste ano, muita coisa mudou na formação do plenário da Câmara de Vereadores de Juara.
Apenas um vereador e duas vereadoras da atual legislatura se mantiveram nos partidos de origem, pelos quais foram eleitos, sendo eles, Léo Boy, o decano do Poder legislativo, eleito mais uma vez pelo PL, permanece no partido há muitos anos; a atual presidente da Câmara, Sandy de Paula, eleita com a maior votação da história de Juara em 2020, também não mudou de agremiação, porém, o partido mudou, antes era PSL, depois fundiu com o DEM e agora é União Brasil.
Sandy de Paula anunciou que não pretende mais disputar a reeleição, devendo mesmo candidatar-se a cadeira de prefeita de Juara.
A outra parlamentar que se manteve no partido de origem é Marta Dalpiaz Nepomuceno, que em 2016 de elegeu pelo PSB, em 2020 se reelegeu pela sigla do Republicanos e lá permanece, porém, ela tem comentado nos bastidores, que ainda não sabe se disputa ou não sua terceira eleição.
Caso atípico:
O vereador Luciano Olivetto foi um caso atípico, ele se elegeu pelo PL, depois pediu desfiliação e ficou sem partido porque corria o risco de ser expulso, devido ao seu comportamento, supostamente de esquerda, já que estava num partido de direita e agora reativou o PSB, filiando-se a ele.
Já os outros cinco trocaram de agremiação política, na tentativa, talvez, de viabilizar um novo mandato para a próxima legislatura.
Veja quais foram as mudanças,
Eraldo Markito se elegeu duas vezes pelo PL, agora partiu para o Republicanos para tentar o terceiro mandato na nova casa; Mônica Costa, que chegou ao seu primeiro mandato pelo Republicanos, agora migou para o União Brasil; José Mercedes Galvão foi eleito pelo PV – Partido Verde e, também se filiou ao UB.
Já o desportista Eduardo Zimermman Costa, o Eduardo do Boxe, eleito pela primeira vez pelo Solidariedade, migrou para o PRD, do vice-prefeito Nei Drogas; da mesma forma Welington Martins, que começou sua vida pública no PSL, quando foi levado para a câmara devido a boa votação da sua companheira Sandy de Paula, bateu asas e foi para o PRD do Nei, na tentativa de conquistar seu segundo mandato.
Como ficará o plenário até o final deste mandato:
1) Luciano Olivetto, antes PL, depois sem partido, agora PSB;
2) Eraldo Markito, antes: PL, agora Republicanos,
3) Monica Costa, antes: Republicanos, agora: União Brasil,
4) Zé Galvão, antes: PV, agora: União Brasil.
5) Eduardo do Boxe: antes: Solidariedade, agora PRD
6) Welington Martins, antes: União Brasil, agora PRD
7) Marta Dalpiaz, continua no Republicanos,
8) Léo Boy, segue firme no PL,
9) Sandy de Paula, permanece no União Brasil.
Aparicio Cardozo Show de Notícias/Informações
Publicado em 11 de Abril de 2024 , 05h13 - Atualizado as 05h17