Durante a sessão desta quarta-feira (26.02), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) voltou a externar preocupação com as operações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente que têm apreendido maquinários dos produtores em plena época de colheita de grãos em Mato Grosso.
“É necessário um bom senso por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e por parte também do Governo do Estado, de que este não é o momento, depois do sacrifício do produtor fazer todo um trabalho, esse é um momento inapropriado, em que ele está colhendo os grãos. Parece que a gente está trabalhando contra a arrecadação do próprio Estado”, disse a parlamentar.
Segundo ela, outro ponto sensível é que não existe uma portaria que obrigue a Secretaria de Estado de Meio Ambiente a deixar o maquinário na cidade na qual ele é apreendido, o que gera ainda mais transtorno para o produtor.
“Por que que tem que pedir uma prancha aqui de Cuiabá, fazer o cidadão pagar para trazer aqui o maquinário para Cuiabá e depois que ele consegue desbloquear o maquinário, ele tem que pagar de novo para trazer o maquinário para a sua cidade? É um absurdo e é muito estranho, né? Por que que não pode deixar com o prefeito da cidade, não pode deixar lá com a polícia militar, por que que tem que trazer para Cuiabá? É para sangrar mais uma vez o bolso do produtor, que tem direito a fazer a sua defesa, a contra-argumentar, e quando ele está certo, o governo não indeniza ele não, nem com a máquina que foi queimada e nem com a máquina que traz para Cuiabá e ele tem que pagar por isso. Então, é uma cobrança que a gente tem feito ao governador, ao secretário Fábio Garcia, e isso tem que ser mudado, e tem que aqui a minha opinião não é deixar de punir, mas é punir sem desrespeito ao cidadão como vem acontecendo hoje”, finalizou.
Por: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação
Publicado em 26 de Fevereiro de 2025