Offline
Educação Infantil de Juara se destaca no LEEI-MT e garante vaga em evento regional
A proposta do programa parte do entendimento de que a leitura e a escrita são práticas sociais que devem fazer parte do cotidiano das crianças.
Por Administrador
Publicado em 11/06/2025 19:55
Notícias

A Educação Infantil de Juara tem se destacado. O trabalho desenvolvido pelas professoras formadoras Maria Ivonete da Silva e Gislaine Evangelista da Silva, da Secretaria de Educação de Juara, resultou na seleção do município para participar do Seminário Regional do Centro-Oeste do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI-CO), que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2025, na cidade de Campo Grande (MS).


O reconhecimento veio a partir do relato de experiência intitulado “Leitura, Oralidade e Escrita: Vivências Significativas na Educação Infantil”, desenvolvido durante todo o ano de 2024 com os professores da Pré-Escola da rede municipal. O trabalho foi considerado uma Experiência Produtiva, demonstrando a qualidade das práticas pedagógicas aplicadas nas salas de aula com crianças de 4 e 5 anos.



O QUE É O LEEI-MT?

O LEEI-MT (Leitura e Escrita na Educação Infantil) é um programa de formação continuada que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Seu principal objetivo é apoiar teórica e metodologicamente os professores da educação infantil, especialmente da etapa Pré-Escola, para que desenvolvam práticas educativas que favoreçam a oralidade, a leitura e a escrita de forma significativa e adequada à faixa etária.


A proposta do programa parte do entendimento de que a leitura e a escrita são práticas sociais que devem fazer parte do cotidiano das crianças, respeitando as especificidades da primeira infância e promovendo interações, brincadeiras e experiências com a linguagem.



DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO EM JUARA

As formadores realizaram 14 encontros presenciais e 14 encontros remotos, envolvendo 62 professores de 7 escolas urbanas, além das salas anexas da zona rural e do distrito de Paranorte. A carga horária total foi de 126 horas, com base em oito cadernos de apoio pedagógico e no Caderno Mato Grosso.


Os resultados dessas práticas foram apresentados durante o Seminário Municipal de Educação de Juara, com exposição de materiais confeccionados, portfólios, cadernos da turma e relatos orais dos professores participantes. A experiência demonstrou como a formação refletiu diretamente na melhoria das práticas educativas e na aprendizagem das crianças.

 


A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as formadoras e todos os profissionais envolvidos, reforçando o compromisso de Juara com uma educação pública de qualidade desde os primeiros anos da vida escolar.

Comentários