Offline
Juara tem representantes no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Arinos
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Arinos é um órgão colegiado vinculado ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso.
Por Administrador
Publicado em 28/08/2025 13:47
Notícias

Foi realizado o Primeiro Processo de Composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos (CBH Arinos), referente ao mandato 2025-2028 no qual Juara faz parte.

O Comitê será composto por representantes do poder público – municipal, estadual e federal – e da sociedade civil, incluindo associações ambientais, produtores rurais, usuários de recursos hídricos e organizações não governamentais.

 

Entre os representantes do poder público municipal, Juara estará representada por Fernanda Silveira Vaz (titular) e Luiz Paulo Aparecido Caetano (suplente). Também participam municípios como Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nobres, Porto dos Gaúchos e São José do Rio Claro, além de instituições estaduais e federais, como escolas, universidades e órgãos ambientais.

 

A sociedade civil contará com representantes de associações de produtores, empresas usuárias de água, sindicatos rurais, Rotary Club e outras organizações. 
 

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos tem papel essencial na gestão da água. Com a formação desse Comitê, espera-se fortalecer a participação social, a integração entre poder público e sociedade civil e a proteção de um recurso vital para Juara e toda a região.


CBH Rio Arinos

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Arinos é um órgão colegiado vinculado ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso.  


Foi instituído em setembro de 2024, a partir da Resolução CEHIDRO N° 182, e atua sobre a Unidade de Planejamento e Gestão A-12, na região central do estado.

 


É integrado pelo poder público, sociedade civil e usuários da água. Tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

Comentários