Um adolescente de 13 anos morreu após ingerir três pacotes de macarrão instantâneo cru, em Cairo, capital do Egito. O caso foi divulgado na última quarta-feira (20) pelo jornal Daily Mail.
De acordo com a publicação, cerca de 30 minutos depois de consumir o alimento sem preparo, o jovem apresentou fortes dores abdominais, suor excessivo e vômitos. Ele não resistiu e morreu pouco depois.
As autoridades chegaram a investigar o comerciante que vendeu o produto, verificando se havia irregularidades sanitárias. No entanto, a autópsia descartou contaminação e apontou como causa da morte problemas intestinais agudos, possivelmente uma obstrução digestiva, provocada pela ingestão em grande quantidade do macarrão cru.
O consumo de macarrão instantâneo cru é uma prática que vem ganhando espaço em redes sociais, especialmente no TikTok, onde vídeos sobre o “desafio” acumulam milhões de visualizações. Especialistas alertam que essa tendência pode causar sérios riscos à saúde, incluindo desidratação grave e bloqueios intestinais.
Mesmo quando preparado, o alimento deve ser consumido com moderação. Um pacote pode conter até 1.330 miligramas de sódio — mais da metade do limite diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (2.000 mg). “A alta ingestão de sódio, ao longo do tempo, pode sobrecarregar o coração e os rins”, alerta a doutora Emily Burch, da Southern Cross University, na Austrália.