Psiquiatra de MT tira dúvidas sobre depressão e ansiedade e critica preconceito contra doenças
21/06/2019 09:15 em Notícias

O quadro Papo das Seis recebeu o psiquiatra André Duailibi no Bom dia Mato Grosso desta sexta-feira (21). Ele falou sobre depressão, ansiedade e outros problemas enfrentados pelas pessoas.

Duailibi diz que o preconceito contra pessoas com sintomas de depressão e ansiedade prejudica o tratamento e agrava muitas vezes o quadro dos pacientes.

“As pessoas demoram muito para buscar ajuda, a doença vai deixando prejuízos significativos, tanto a nível cerebral como em todas as áreas da vida, seja pessoal ou profissional. Acaba sendo até tarde quando vai se procurar um tratamento, os danos são muito grandes e é complicado, o preconceito atrapalha muito”, declarou.

 

O psiquiatra pontuou alguns sintomas de depressão que podem ser percebidos:

  • a percepção que as coisas estão mais difíceis se serem feitas como antes
  • a perda de energia
  • perda ou alteração de sono
  • alteração de apetite
  • perder o prazer
  • irritabilidade excessiva

“A depressão não é uma doença que ocorre do dia para a noite: ela vai acumulando, diminuindo a minha energia, a tristeza perdura muito tempo, eu me acostumo com a tristeza e já não consigo quantificar. A depressão tem dois sintomas principais: a tristeza permanente e duradoura e a perda do prazer: nada mais me emotiva, não tem aquela vibração. Em um deles [do diagnóstico] precisa estar presente, não necessariamente os dois”, completou.

Para Duailibi, algumas pessoas conseguem 'fingir' que estão bem e seguem as atividades rotineiras normalmente.

“Se a gente pudesse tratar as depressões mais leves e moderadas, nem precisaríamos de medicamento e evitaria casos graves”, finalizou.

 

 

 

Fonte: G1/MT

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!