Offline
Projeto que proíbe o transporte e a comercialização de peixes pescados nos rios de Mato Grosso por cinco anos, provoca polêmica
03/07/2019 09:30 em Notícias

O governador Mauro Mendes quer proibir o transporte, armazenamento e comercialização de peixe pescado em rios de Mato Grosso, por um prazo de cinco anos, contados a partir de primeiro de janeiro de 2020.

O projeto que fixa a proibição já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa e ainda será apreciado pelos parlamentares.

Uma audiência pública, requerida pelo deputado estadual Elizeu Nascimento, da Democracia Cristã, debateu o assunto na Casa de Leis, nesta terça-feira.

Na ocasião, Nascimento anunciou que vai apresentar substitutivo integral à mensagem do Executivo que prevê cota zero para pesca amadora em Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar, o texto original, se aprovado, causaria grande prejuízo econômico a municípios que têm arrecadação ligada à pesca e a atividades turísticas ligadas a essa prática.

“O povo de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço está aterrorizado. Em Alto Paraguai cerca de 350 a 400 pais de família vão ficar desempregados se aprovar a Lei da Cota Zero porque são pessoas que vivem da retirada da minhoca”, alertou o deputado.

Nascimento lembrou que Santo Antônio é um município que depende muito da pesca, e o temor é que se torne uma cidade fantasma, totalmente abandonada.

Já o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Alex Marega,  garantiu, durante a audiência pública, que o projeto que proíbe por cinco anos o transporte e a comercialização de qualquer peixe pescado nos rios de Mato Grosso não vai atingir a população ribeirinha que pesca por subsistência.

Na mensagem em que encaminha o projeto à Assembleia Legislativa, o governador Mauro Mendes afirmou que nos últimos anos houve uma redução significativa de peixes nos rios de Mato Grosso.

“A pesca predatória tem trazido impactos ambientais incalculáveis, colocando em risco várias espécies nativas e a sua manutenção para gerações atuais e futuras”, destacou Mendes.

 

 

Fonte: Redação - Sapicuá Rádio News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!