Offline
Ministro do Meio Ambiente visita Mato Grosso para ver de perto o estrago feito pelas queimadas no Estado
22/08/2019 09:09 em Notícias

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitou Mato Grosso nesta quarta-feira, para ver de perto o estrago feito pelas queimadas em várias regiões do Estado.

Salles realizou um sobrevoo em áreas queimadas na Baixada Cuiabana e em Chapada dos Guimarães, acompanhado do governador Mauro Mendes e da secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti.

Segundo o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais, o Estado de Mato Grosso lidera o ranking de queimadas na Amazônia, com aproximadamente 14 mil focos de calor acumulados em todo ano.   

A situação em Mato Grosso é de alerta ambiental, com várias regiões do Estado registrando a temperatura de 38° nos últimos dias. O clima quente acaba favorecendo o aumento de queimadas.

Na opinião do governador Mauro Mendes os países do primeiro mundo tem obrigação de enviar recursos para a preservação ambiental no Brasil.

“Eles tem o dever de ajudar, porque pactuaram isso nas grandes conferências internacionais do clima. Por serviços ambientais, por preservação, por sequestro de carbono. E o Brasil tem grandes ativos neste sentido e nós queremos sim cobrar esses recursos”, destacou Mendes. 

Sobre a decisão da Noruega e Alemanha, que interromperam repasses para o Fundo Amazônia, Mauro Mendes avalia que vai afetar de alguma forma as ações ambientais no Estado.

“O corte afeta, mas não no curto prazo. Nós temos aqui alguns programas que estão em curso e vamos fazê-los, com o dinheiro deles ou sem o dinheiro deles”, afirmou Mauro Mendes.

Após o sobrevoo, governador e ministro concordaram que mais de 70% das queimadas registradas na Baixada Cuiabana e na Chapada dos Guimarães se concentram no entorno das áreas urbanas. 

"O que nós verificamos em todos os focos que vimos é que alguns locais foi colocado fogo intencional. Aqui na cidade, no perímetro urbano, foi colocado propositalmente. O que é muito ruim para a saúde da população e da cidade", disse Salles.

 

 

 

Fonte: Sapicuá Rádio News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!